PMNAS

"Dor que não cabe", diz mãe de jovem morto após receber remédio no DF

Por Midia NAS em 12/03/2023 às 15:10:24

“É uma dor que não cabe em mim. Meu filho era saudável, sem problemas de saúde. Não consigo acreditar no que aconteceu. Ainda estou em choque”, desabafou a mãe do adolescente, Ana Telma de Oliveira, 48.

À reportagem a mulher disse ainda tentar entender o que teria causado a morte precoce do filho e descobrir como lidar com a saudade que ele deixou. “Não estou aqui para acusar ninguém, isso não vai trazer meu filho de volta”, afirmou. “Espero que tenha justiça. Quero a verdade sobre o que aconteceu.”

Neste fim de semana, o time de futebol onde Hebert jogava prestou homenagem ao jovem. Na ocasião, as equipes em campo permaneceram em silêncio antes da partida, e os amigos do adolescente seguraram uma faixa preta demostrando condolência. No fim, e em uma só voz, os jogadores gritaram o apelido pelo qual chamavam o menino e dedicaram o jogo a ele.

Confira as imagens:

Mais sobre o assunto

Relembre o caso

Herbert recebeu atendimento na madrugada de segunda (6/3) no HRT, e teria recebido analgésico para aliviar a dor. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou o atendimento e, em nota, informou que o paciente “chegou à unidade de saúde com contusão no joelho e leve escoriação na área”.

A pasta acrescentou que o jovem recebeu “medicamento padrão para dor”, mas não informou qual seria o remédio. Na manhã seguinte, segundo a família de Herbert, o jovem apresentou reações ao insumo.

“Quando ele acordou, reclamava de dor no peito”, contou a mãe de Herbert, Ana de Oliveira, 48. “Ele estava se coçando. A pele empolou, e ele foi tomar banho para passar”.

Eles esperaram um dia e procuraram atendimento na UPA de Samambaia, quando o adolescente apresentou piora. Na ocasião, o adolescente também se queixava de dor no tórax e vomitou.

O paciente recebeu classificação de prioridade laranja, o que indica “muita urgência”, e à medida que o atendimento seguia, a situação de Herbert piorava, segundo a família.

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração da UPA, confirmou a piora do quadro do paciente. “[O quadro] evoluiu para insuficiência respiratória, necessitando [o paciente] ser submetido a intubação e ventilação mecânica”, informou a instituição.

Uma hora após receber atendimento, Herbert não resistiu. A certidão de óbito detalha que a causa da morte se deu por “insuficiência respiratória, choque anafilático e pneumonia”.

A família registrou boletim de ocorrência na 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) que irá investigar a causa da morte do jovem.

Sonho de ser jogador de futebol

O adolescente e a irmã gêmea eram os caçulas de cinco irmãos. Entre os familiares, era conhecido por ser uma pessoa extrovertida e sempre alegre.

“É muita falta que ele faz aqui em casa. Herbert era um adolescente feliz, sempre de bem com a vida”, recorda Ana Telma.

Conforme relata a mãe, ele jogava futebol com frequência e tinha o sonho de se tornar um atleta profissional. “Ele dizia que ia me levar junto para o Rio de Janeiro, quando fosse jogar no time do coração dele, o Flamengo”, conta.

Para o tio, Alessandro da Cruz, 27 anos, a saudade também é grande. “Ninguém esperava por essa notícia que isso aconteceria em decorrência de um machucado no joelho”, lamenta.

Ainda, segundo o parente, Herbert era bastante próximo à família. “Ele sempre estava na casa da avó dele, às vezes ia até a casa dela só para dar um abraço. Todo mundo aqui da região gostava muito dele”, disse.

Adolescente morre após lesionar o joelho e buscar atendimento no HRT e na UPA. Brasília(DF), 10/03/2023. Foto: Igo Estrela/Metropoles

Parentes acreditam ter havido erro médico que resultou na morte do garotoIgo Estrela/Metrópoles

Adolescente morre após lesionar o joelho e buscar atendimento no HRT e na UPA. Brasília(DF), 10/03/2023. Foto: Igo Estrela/Metropoles

Familiares de Herbert de Oliveira da Silva, 15 anos, tentam entender o que teria causado a morte precoce do estudanteIgo Estrela/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Adolescente morre após lesionar o joelho e buscar atendimento no HRT e na UPA. Brasília(DF), 10/03/2023. Foto: Igo Estrela/Metropoles

Casa onde vivia HerbertIgo Estrela/Metrópoles.

Adolescente morre após lesionar o joelho e buscar atendimento no HRT e na UPA. Brasília(DF), 10/03/2023. Foto: Igo Estrela/Metropoles

Ana Telma de Oliveira, 48, mãe do rapaz, cobra respostasIgo Estrela/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 2Adolescente morre após lesionar o joelho e buscar atendimento no HRT e na UPA. Brasília(DF), 10/03/2023. Foto: Igo Estrela/Metropoles

Menino sempre foi saudável, segundo a família, e deu entrada após sentir dores no joelhoIgo Estrela/Metrópoles

0

 

The post “Dor que não cabe”, diz mãe de jovem morto após receber remédio no DF first appeared on Metrópoles.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2