Cointa e Hospital São Julião discutem parceria no atendimento das demandas de Saúde dos municípios consorciados
Reunião que contou com secretários municipais de saúde, prefeitos e vice-prefeitos consorciados, além do vereador Dr. Jamal Salém, visa a pactuação em busca de redução da fila de espera por consultas, exames de alta complexidade, procedimentos hospitalares e cirurgias eletivas
Na manhã desta quarta-feira (15), prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde das cidades que integram o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari), participaram de reunião com a diretoria da Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos – Hospital São Julião, em Campo Grande.
De iniciativa do deputado estadual Junior Mochi (MDB), com apoio total do vereador Dr. Jamal (MDB), a reunião teve como objetivo a apresentação da estrutura e funcionamento do Hospital para uma possível parceria na realização de exames e cirurgias. “A proposta é de que seja feito, com os municípios que tiverem interesse, uma parceria, para que recebam esse atendimento com um preço bem diferenciado e possam encaminhar seus pacientes”, disse Mochi na abertura da reunião.
O presidente do Cointa e prefeito de Sonora, Enelto Ramos da Silva, destacou o interesse dos municípios que fazem parte do Consórcio em solucionar efetivamente as demandas relacionadas à saúde. “Enxergamos grandes possibilidades de resolver as demandas reprimidas de cirurgias dos municípios através de parceria com o Hospital São Julião. Cada município tem a sua realidade e a gente sabe que o volume e as necessidades nessa área são grandes em todo o Estado e isso gera sofrimento para a população. Por isso, nós queremos sim conhecer a estrutura, ver como funciona e com certeza estudar a viabilidade para cada município, para que possamos atender com precisão e celeridade toda a nossa sociedade”, reforçou o presidente.
Jéssyka Mendes, superintendente de Gestão do Hospital, apresentou a história da instituição, destacando o atendimento humanizado, diferenciado e preocupado com a resolução dos casos. “São mais de 80 anos que o São Julião vem reabilitando vidas. Nossa missão é trazer a melhor qualidade de vida para quem chega aqui. Às vezes não é a cura 100%, mas vamos buscar para que eles tenham a vida mais próxima à normalidade, com resolutividade.
Além dos secretários municipais de saúde dos municípios que compõem o Cointa, também participaram da reunião os prefeitos Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinópolis), Réus Fornari (Rio Verde), Anísio Andrade (Paraíso das Águas), Edilson Magro (Coxim), Gustavo Sprotte (Bandeirantes), Manoel Nery (Camapuã), e os vice-prefeitos Jorge Mortari (Figueirão) e Valdecir Malacarne (São Gabriel do Oeste).
O médico e vereador Dr. Jamal, que há tempos tem atuado no sentido de encontrar mecanismos que possam contribuir para desafogar a fila de pacientes que necessitam de cirurgias de pequena complexidade e de atendimento ambulatorial que demandam exames mais complexos, participou da reunião dando seu aval às medidas que forem tomadas pelo grupo e que possam beneficiar a população sul-mato-grossense com melhor atendimento no âmbito da saúde pública.
Hospital São Julião – O Hospital São Julião foi fundado em 5 de agosto de 1941, como Asilo-Colônia São Julião, para receber pacientes portadores de hanseníase. Hoje o Hospital São Julião, por vocação, recebe 99% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Atualmente o HSJ presta serviços clínicos e cirúrgicos nas seguintes especialidades: dermatologia, vascular, otorrino; cirurgia geral; pneumologia e todas as especialidades da oftalmologia.
Diariamente passam em torno de 400 pacientes no ambulatório local e são executados em média 60 procedimentos cirúrgicos.