Desde que os humanos caminham pela Terra, o grande céu sem fim e as incontáveis estrelas sempre nos deixaram em estado de admiração inspirada. Da mesma forma, o estudo e a exploração do espaço têm sido uma prioridade da humanidade há milênios. Desde os antigos assírios e gregos, passando pelas maiores mentes do Renascimento, até os exploradores espaciais bilionários do século XXI, quantidades incríveis de tempo e esforço foram investidos para entender melhor nosso entorno celestial. E, ainda assim, estima-se que 95% do universo ainda seja desconhecido.
No entanto, graças ao novíssimo Telescópio Espacial James Webb da NASA, a humanidade pode descobrir ainda mais coisas agora. O gigante telescópio (que custou US$ 10 bilhões) está sendo desenvolvido há décadas e tem o tamanho de uma quadra de tênis. No dia 12 de julho, ele ficou pronto para a exploração científica e suas primeiras imagens foram compartilhadas com o mundo. O aparelho foi programado para ver o céu através de infravermelho, o que significa que seremos capazes de ver estrelas, nebulosas, planetas e galáxias que jamais vimos. Na verdade, o telescópio pode observar eventos cósmicos que aconteceram muito tempo atrás - 13,5 bilhões de anos para sermos mais precisos.
As imagens capturaram uma nebulosa nunca antes vista e aglomerações de galáxias que estão a milhões de anos-luz da Terra. Clique na galeria para ver mais e aprender sobre algumas das maiores descobertas da astronomia sobre o universo.