Deputado lança ideia do curso de Medicina na UEMS/Dourados na tribuna da Câmara

Deputado lança ideia do curso de Medicina na UEMS/Dourados na tribuna da Câmara

"Condições objetivas e subjetivas nós as temos de sobra. Temos lá um hospital que vai ser inaugurado até o final deste ano, às margens da BR-463, que demanda a Ponta Porã. Temos vários laboratórios para os cursos da área de saúde que hoje a UEMS hoje já patrocina: o curso de Enfermagem e o Curso de Biologia. Temos centenas de professores com pós-graduações, mestrados e outras especialidades", salientou o parlamentar, afirmando que toda essa estrutura poderá ser aproveitada para o novo curso, diminuindo o custo dos investimentos iniciais que serão necessários.

Na avaliação do deputado, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul é uma instituição consolidada e que pode dar novos saltos para participar ainda mais do processo de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e o um novo curso de Medicina no campus douradense é uma proposta que se insere nesta trajetória.

"A UEMS está hoje instalada em 15 unidades espalhadas pelos 79 municípios do Mato Grosso do Sul; está presente em 22 cidades, além de possuir cursos de extensões em várias outras. Mais de 18 mil profissionais já foram formados por essa Universidade, que, desta forma, está servindo ao nosso Estado, e servindo ao nosso país", acrescentou Geraldo Resende.

História

Ao falar dos 30 anos da UEMS, Geraldo Resende também abordou um pouco da história da instituição e enalteceu a atuação dos ex-deputados estaduais Walter Carneiro (que conseguiu aprovar um artigo na Constituição Estadual, determinando que a sede da UEMS seria em Dourados) e Roberto Razuk (que convenceu o então governador Pedro Pedrossian – já falecido – a criar a nova Universidade).

"Relembramos aqueles que no passado, visionários que foram, colocaram na Constituição de Mato Grosso do Sul, a criação desta Universidade com sede em Dourados. Relembrei do ex-deputado estadual Walter Carneiro, do ex-deputado estadual Roberto Razuk e do ex-governador, já falecido, Pedro Pedrossian, que foi o único governador deste país que teve o privilégio de criar três universidades", destacou o congressista sul-mato-grossense.

Ao final de sua fala, o parlamentar disse ter certeza de que a população de Dourados e região, deverão se engajar numa nova cruzada, que é a "instalar agora, já, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, campus de Dourados, um novo curso de Medicina".