ANTT convoca audiências públicas para discutir relicitação da Malha Oeste em MS e SP

Previsão é de que nova empresa comece a operar ferrovia em 2024

Foto: Chico Ribeiro, Arquivo, Secom-MS

Foto: Chico Ribeiro, Arquivo, Secom-MS

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) convocou duas audiências públicas sobre a relicitação da ferrovia Malha Oeste, que corta e . O aviso foi publicado na desta segunda-feira (3) do DOU (Diário Oficial da União).

A primeira reunião aberta será em Campo Grande no dia 26 de abril, às 14h (de MS). O credenciamento será aberto uma hora antes. O local e a capacidade de público ainda serão definidos.

Já a segunda audiência será em Brasília (DF) no dia 3 de maio, às 10h (do DF), com transmissão ao vivo pelo canal da ANTT no YouTube. O evento será no Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES, trecho 03, lote 10, Orla Polo 8.

O objetivo é colher sugestões e contribuições às minutas de edital e contrato e aprimoramento dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Mais informações sobre como participar das audiências estão no site da autarquia.

A Malha Oeste tem 1.973 quilômetros de extensão saindo de , em Mato Grosso do Sul, até Mairinque, em São Paulo. Era controlada pela Rumo Malha Oeste, que também detém as concessões das Malhas Paulista, Norte, Central e Sul. Em julho de 2020, a Rumo protocolou, junto à ANTT, pedido de adesão ao processo de relicitação.

Conforme cronograma da ANTT, o processo está em fase de estudos. No terceiro trimestre deste ano está prevista a publicação do edital e no quarto trimestre, acontece o leilão. A empresa vencedora do processo de relicitação assina contrato no início do próximo ano.