Estado Multiproteína: Governo apoia projeto de mais de R$ 170 milhões em complexo aviário de Sidrolândia

Transformar as proteínas vegetais em proteínas animais. Este é um dos focos do Governo do Estado dentro do setor agropecuário de tornar “MS o Estado Multiproteína”. Neste sentido nesta semana com foco na geração de empregos e desenvolvimento da economia local, o Governo do Estado garantiu apoio a implantação de um complexo aviário na cidade de Sidrolândia, próximo a fábrica da JBS. O empreendimento estima investimento de R$ 171 milhões para construção de 74 aviários, que vão produzir 18 milhões de frangos de corte por ano.

O grupo empresarial “Verde Agropecuária” apresentou o projeto ao governador Eduardo Riedel na terça-feira (04), ao lado da prefeita de Sidrolândia, Vanda Cristina Camilo e o secretário de Estado e Meio Ambiente, Desenvovimento, Ciência, Inovação e Tecnologia (Semadesc) Jaime Verruck. Eles pediram o apoio do Estado para viabilizar a implantação de um acesso ao local onde serão construídos os aviários.

O governador se prontificou em avaliar o projeto mais viável para garantir o acesso ao local e assim contribuir com a economia local. “Fomento a economia e geração de empregos é de interesse do Estado. Mato Grosso do Sul está em ritmo de crescimento e nós estamos correndo atrás, para levar desenvolvimento”, completou.

O sócio-diretor da empresa, João Paulo Barbieri, destacou que o empreendimento vai gerar mais de 300 empregos durante a construção (aviários) e mais 60 quando estiverem em funcionamento. Esta produção de frango vai abastecer a unidade da JBS em Sidrolândia.

Barbieri descreveu que o projeto será dividido em duas etapas. Na primeira serão construídos 10 núcleos de aviários, começando em 2023 e seguindo até 2025. Já a segunda (etapa) vão ser implantado mais 8 núcleos, com prazo até o final de 2027. Serão 220 mil metros quadrados de área construída, para comportar 3,1 milhões de aves alojadas.

“Este complexo vai ser unitariamente a maior concentração de produção de frangos do Brasil. A cada núcleo (aviário) pronto, já vamos colocá-lo em atividade. Temos como diferencial a produção de frango como atividade principal e não complementar”, destacou.

MS Multiproteína

O titular da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que dentro do foco do MS Multiproteína, já existem importantes projetos de expansão na avicultura. “Já temos expansão significativa no Estado de importantes empresas como BRF, JBS, Frango Belo que ja atuam cadeia produtiva no sistema integrado. Recentemente em Sidrolândia tivemos a ampliação da capacidade de abate de mais de 200 mil aves por dia. Ou seja crescer de 30% a 40% a indústria, mas pra isso temos que elevar a produção avícola no município que já conta com produção de ovos, matrizes e pintinhos de um dia”, acrescentou.

A prefeita de Sidrolândia afirmou que será mais um investimento importante para cidade. “São mais de 170 milhões neste empreendimento. O governador nos recebeu e sinalizou que vai ajudar neste acesso, já que o trânsito vai ser intenso no transporte de frangos e rações. A cidade só tem a ganhar”.

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia, o deputado Gerson Claro, além da equipe de secretários da Prefeitura de Sidrolândia.