Um levantamento feito pelo economista-chefe da agência classificadora de risco de crédito Austin Rating, Alex Agostini, aponta que o real foi a oitava moeda que mais valorizou no mundo em relação ao dólar estadunidense em 2022.
Do começo deste ano até a última sexta-feira (7), quando o dólar comercial fechou em alta de 0,05%, cotado a R$ 5,21, o valor do real subiu 6,9%, segundo o relatório. A pesquisa utiliza como base a cotação do dólar informada pelo Banco Central.
No mesmo período, o kwanza da Angola foi a moeda que teve maior alta, subindo 29,7%. Logo atrás ficaram o rublo russo e o dram da Armênia.
Entre as principais economias mundiais, a moeda brasileira só valorizou menos do que a da Rússia, cujo impulsionamento de valor foi de 18,7% em relação ao dólar dos EUA
O levantamento se baseou em 118 países e na zona do euro, que desvalorizou 13,6% neste ano. Já a libra esterlina, do Reino Unido, perdeu 17,7% de valor em comparação à moeda estadunidense.
Na América do Sul, o pior desempenho foi da Venezuela, que viu sua moeda se desvalorizar em 44,1%. Mas o pior desempenho de 2022 foi o da rúpia do Sri Lanka, cuja desvalorização foi de 45%
*Informações Yahoo