Com várias baixas, Athletico-PR recebe o Goiás em estreia na Arena da Baixada

Com várias baixas, Athletico-PR recebe o Goiás em estreia na Arena da Baixada
Athletico e Goiás darão o primeiro passo no Campeonato Brasileiro neste sábado, às 18h30, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Campeões estaduais invictos, os paranaenses chegam motivados para se consolidarem como um dos candidatos na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América. Já o Goiás amargou o vice estadual e quer ao menos repetir a sólida campanha na competição nacional feita na temporada passada.

O Athletico foi campeão paranaense diante do FC Cascavel, com vitória por 2 a 1 e empate sem gols. No último Brasileirão fez excelente campanha e terminou em sexto lugar com 58 pontos. Nesta temporada, porém, a tendência é que a dificuldade seja aumentada, uma vez que times tradicionais retornaram à elite: Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia.

O Goiás também começou a temporada chegando à final estadual. Após perder por 2 a 0 para o rival Atlético-GO, venceu por 3 a 1 e levou a decisão aos pênaltis, vencidos pelo adversário por 5 a 4. Em 2022, o time esmeraldino conseguiu terminar em 13º lugar, com 46 pontos, o que garantiu vaga à Copa sul-americana.

Apesar de saber a importância de começar bem, o técnico Paulo Turra deve poupar alguns jogadores por conta do desgaste físico. O time enfrentou o CRB na quarta-feira pela Copa do Brasil, e foi derrotado por 1 a 0, no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). Ele também precisa se preocupar com o jogo diante do Atlético-MG, na próxima terça-feira, pela Copa Libertadores.

Peças-chave, o lateral-direito Khellven, o zagueiro Zé Ivaldo, os volantes Erick e Fernandinho e o meia-atacante David Terans devem ficar fora da estreia. Desta forma, Madson e Pedro Henrique são os favoritos para o setor defensivo, enquanto no meio-campo, Hugo Moura, Christian, Léo Cittadini e Vitor Bueno são as opções.

Turra minimizou a derrota no meio da semana e preferiu olhar para o lado positivo. "Não existe perfeição. Não foi o resultado que a gente gostaria, mas criamos e finalizamos bastante. Vamos continuar treinando e trabalhando a cabeça dos jogadores para a estreia no Brasileiro."

O Goiás tem uma grande mudança, porque demitiu o técnico Guto Ferreira após perder o título estadual. Assim, o auxiliar Emerson Ávila comanda o time até a definição de um substituto definitivo ou sua efetivação.

Emerson tem algumas dúvidas, porque o lateral-direito Apodi e o atacante Nicolas estão com dores musculares. Maguinho e Matheus Peixoto são as opções. O meia Guilherme Marques e o volante Morelli, recém-chegados, podem ser outras novidades no time titular. Os zagueiros Lucas Halter e Edu estão fora, porque pertencem ao próprio Athletico.

Novo reforço, Guilherme Marques elogiou a última campanha do Goiás e projetou uma boa temporada. "As expectativas são as melhores. O Goiás fez um Campeonato Brasileiro muito interessante no ano passado e se classificou para a Sul-Americana. Temos duas competições importantes para disputar e espero agregar com minha experiência."