Curso de especialização abre vagas com foco em cooperativismo e economia solidária
O curso de Especialização de Agentes Locais de Trabalho, Emprego e Renda está com inscrições abertas para 24 vagas destinadas a portadores de diploma de graduação ou sequencial de formação específica, com ingresso em 2023. As aulas serão on-line, com um encontro presencial no semestre e duração de 18 meses. As inscrições seguem até o dia 25 de abril e podem ser feitas pelo portal de pós-graduação.
O Programa de Especialização em Agente local de Trabalho, Emprego e Renda (ProAlter) tem como objetivo formar agentes de transformação que atuem na temática de cooperação, produção e economia solidária em diferentes contextos e perspectivas. A ideia é preparar profissionais que estimulem e prestem consultoria no planejamento, execução e produção, desenvolvendo a capacidade empreendedora, sem desrespeitar as diferenças regionais e culturais na busca do desenvolvimento regional sustentável. A aula magna que marca o início do curso está prevista para o dia 9 de maio.
Também poderão participar da seleção, candidatos com diplomas obtidos no exterior, desde que estejam em processo de revalidação e, excepcionalmente, estudantes concluintes, mediante comprovação de regularidade por meio de declaração da Coordenação do Curso de graduação e desde que a conclusão do curso seja comprovada antes da data final do período de matrícula.
A coordenadora do curso de especialização, professora Luciane Cristina Carvalho, acredita no potencial multiplicador dos futuros especialistas.
“A formação irá transformá-los em agentes de desenvolvimento local. Dessa forma, eles devem multiplicar o conhecimento em sua região e melhorar a articulação para as economias solidárias e agricultura familiar de modo a fortalece-las. Eles terão dois aplicativos para ajudá-los na organização das atividades oriundas da agricultura familiar, incluindo um aplicativo de mercado solidário”, explicou Luciane.
O curso, que tem como área de concentração o Cooperativismo e a Economia Solidária, faz parte do Projeto Observatório do Cooperativismo da UFMS com a parceria da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul.
As vagas estão distribuídas em oito regiões: Campo Grande (3 vagas), Grande Dourados (4 vagas), Bolsão (5 vagas), Pantanal (1 vaga), Sul-Fronteira (4 vagas), Leste (2 vagas), Cone Sul (2 vagas) e Norte (3 vagas). O edital prevê três vagas referentes a ações afirmativas para negros, indígenas e pessoas com deficiência, que deverão preencher o formulário de autodeclaração e apresentar a documentação exigida, como laudos e registros.