“Acreditamos que é uma técnica que vai melhorar a qualidade de vida dos pacientes, o período pós-operatório e reduzir a dor. Esperamos que essa técnica acabe se espalhando para mais centros”, afirmou Albert Jauregui, chefe do Departamento de Cirurgia Torácica e Transplantes Pulmonares do Vall d"Hebron, à imprensa nesta segunda-feira (17).
O procedimento pioneiro, que até agora só havia sido usado para tratar o câncer de pulmão, foi realizado em Xavier, um homem de 65 anos que precisou de um transplante de pulmão devido à fibrose pulmonar.
Xavier disse que se beneficiou da nova técnica. “O resultado é que posso falar com vocês e contar um pouco da minha história”, disse.
A Espanha é líder global em transplantes de órgãos, com uma média de 7 doadores e 15 transplantes por dia em 2022, segundo dados do Ministério da Saúde espanhol.
(Edição de Inti Landauro e Christina Fincher)
Fita històrica: #VallHebron ha realitzat el primer trasplantament pulmonar completament robòtic del món amb una nova via d"accés a la part inferior de l"estèrnum per on treure els pulmons i introduir-hi els nous, amb una incisió de només vuit centímetres.https://t.co/pTAsV96Arc pic.twitter.com/OY8PNEU43n
— Vall d'Hebron (@vallhebron) April 17, 2023
Este conteúdo foi originalmente publicado em Robô de quatro braços realiza transplante de pulmão na Espanha; veja imagens no site CNN Brasil.