PMNAS

Com aumento de casos, confira dicas para prevenção de doenças respiratórias

Por Midia NAS em 17/04/2023 às 08:59:30

Com a chegada das estações mais frias e secas do ano, há um aumento significativo na incidência de gripes e resfriados. O ar frio propicia a circulação de vírus e influencia diretamente no aumento das doenças respiratórias, e não são apenas as crianças e os idosos que devem se prevenir. Pessoas predispostas às alergias, rinite, sinusite, bronquites, asma e outras doenças respiratórias são as que mais sofrem as consequências das baixas temperaturas.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo, neste momento é preciso maior atenção quanto às formas de prevenção, como o reforço da higiene pessoal e etiqueta respiratória, associada à vacinação.

"O uso de máscaras de proteção facial continua sendo recomendado para sintomáticos respiratórios, indivíduos com fatores de risco, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com múltiplas comorbidades", diz.

Ela lembra ainda que o equipamento deve ser usado em situações de maior risco de contaminação, como locais fechados e mal ventilados com aglomeração, além de serviços de saúde.

As doenças respiratórias podem ser infecciosas (resfriado comum e pneumonias, por exemplo) e não infecciosas (como rinite alérgica e asma), cuja origem nem sempre é possível distinguir.

Os principais sintomas são: tosse, dificuldade respiratória, dor de garganta, coriza e dor de ouvido. Tais doenças atingem principalmente as crianças, representando cerca de 40% dos atendimentos médicos pediátricos no Brasil.

Como prevenir ?
– Intensifique a higienização das mãos no dia a dia com água e sabão ou álcool em gel, especialmente, antes de entrar na escola.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos.
– Sempre que tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel ou use o antebraço (dobra interna do cotovelo). As mãos são importantes veículos de contaminação
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, garrafas, toalhas e etc.
– Mantenha os ambientes bem ventilados e evite aglomeração.
– Recomenda-se o uso de máscara por pessoas com sintomas gripais.
– Crianças com sintomas gripais, como tosse, coriza, congestão nasal, febre, dor de cabeça e dor de garganta, devem ficar em repouso, consumir alimentação balanceada, aumentar a ingestão de líquidos e evitar contato com os colegas.
– Não leve a criança para a escola quando ela estiver doente, a fim de evitar a transmissão.
– Mantenha atualizada a caderneta de vacinação das crianças.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2