PMNAS

Eslováquia proíbe importação de produtos agrícolas selecionados da Ucrânia

Por Midia NAS em 17/04/2023 às 11:15:28

A mesma medida foi tomada pela Hungria, também no último final de semana. Outros países da Europa Central e Oriental disseram que também estão considerando uma ação.

Abertura

A Ucrânia, por sua vez, pretende reabrir o transporte a partir da Polônia como “um primeiro passo” para acabar com as proibições.

Alguns portos do Mar Negro foram bloqueados após o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro do ano passado e grandes quantidades de grãos ucranianos — que são mais baratos que os produzidos na União Europeia — acabaram ficando em países da Europa Central por causa de problemas logísticos.

Os agricultores locais dizem que isso baixou os preços e reduziu suas vendas e os governos pediram à União Europeia para agir.

“O primeiro passo, em nossa opinião, deve ser a abertura do trânsito, porque é muito importante e é algo que deve ser feito incondicionalmente e depois disso falaremos sobre outras coisas”, disse o ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solsky.

Cerca de 10% dos produtos alimentícios exportados pela Ucrânia atravessam a fronteira polonesa, disse Solsky em comentários publicados no aplicativo de mensagens Telegram pelo Ministério da Agricultura. As entregas para a Hungria representaram cerca de 6% das exportações agrícolas da Ucrânia, disse ele.

A Ucrânia realizará conversas adicionais na Romênia na quarta-feira e na Eslováquia na quinta-feira, acrescentou Solsky.

O embargo da Polônia, em vigor desde a noite de sábado, também se aplica ao trânsito pelo país para impedir que o transporte de grãos entre no mercado polonês.

“O objetivo final não é que a proibição de importações esteja em vigor indefinidamente, mas garantir que os grãos da Ucrânia, que serão exportados, vão (para onde estão indo)”, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Polônia, Pawel Jablonski, à estação de rádio RMF.

(Reportagem de Pavel Polityuk em Kiev e Pawel Florkiewicz em Varsóvia; Reportagem adicional de Gabriela Baczynska em Bruxelas, Boldizsar Gyori em Budapeste, e Jan Lopatka em Praga)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Eslováquia proíbe importação de produtos agrícolas selecionados da Ucrânia no site CNN Brasil.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2