Em Guia Lopes da laguna, Polícia Civil apreende quase uma tonelada de carne impropria para o consumo
Quase uma tonelada de carne clandestina foi apreendida na cidade de Guia lopes da Laguna, nesta quarta-feira(19), a polícia civil através da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul), com apoio da Delegacia da Cidade e da Vigilância Municipal realizaram a fiscalização em vários locais.
Segundo informações da polícia, após levantamento em dois estabelecimentos que estavam atuando em desacordo com a legislação, os agentes apreenderam, carne sem procedência e linguiça artesanal, sem autorização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), foram retirados de circulação 419,70 Kg de alimentos impróprios. No segundo local, além de carne, haviam vários alimentos vencidos, cujo descarte somou 258 Kgs.
Diante dos fatos, a polícia constatou o crime contra as relações de consumo e autuou os responsáveis pelos estabelecimentos, um homem de 44 anos e o outro de 35 anos em flagrante, e foram encaminhados ao presídio da cidade, onde aguardam audiência de custódia.
O mercado de carne clandestina é resultado do abate de animais doentes, cuja carne, em regra é descartada, de animais produto de abigeato, de animais contrabandeados pela fronteira, muitas vezes sem vacinação exigida por lei, o que põe em risco o rebanho nacional, além da saúde dos consumidores.