Emanuelly veio ao mundo no dia 18 de novembro de 2022 numa cesariana de urgência no hospital Vila Santa Catarina, em São Paulo, no Brasil. Tinha 335 gramas e 25 centímetros, menor do que a palma de uma mão.
A mãe, Camila Soares, entrou em trabalho de parto com 26 semanas e dois dias e as equipes médicas perceberem que a bebê já não recebia os nutrientes necessários através da placenta.
Nos primeiros dias de vida, a recém-nascida alimentava-se através de sonda, uma vez que o seu sistema digestivo não estava formado.
O site UOL revela que a bebê tem acompanhamento médico de neurologistas e oftalmologistas, mas o seu estado de saúde está evoluindo bem.
Menor bebê nascida em hospital público no Brasil tem alta após 5 meses pic.twitter.com/M7eWIHHYOc
— UOL Notícias (@UOLNoticias) April 18, 2023
De acordo com o G1, passados cinco meses e vários desafios, a criança pesa agora 2,3 quilos e mede 43 centímetros.
À imprensa brasileira, a mãe revelou que só conseguiu pegar a filha ao colo um mês após o seu nascimento.
"Quando a minha filha nasceu, a probabilidade dela sobreviver era 2%", contou ao Fantástico, da Globo, revelando que teve dois abortos até chegar a Manu, como carinhosamente lhe chama.
?? Brasil:
— Notícias paralelas (@A_MelhorNoticia) April 21, 2023
Prematura extrema que nasceu com apenas 335 gramas e 25 centímetros recebe alta sem sequelas graves. A pequena Emanuelly Yasmin foi considerada a menor bebê a sair com vida de uma UTI Neonatal do SUS pic.twitter.com/OhDrCVEazq
Leia Também: Acesso à saúde é mais difícil para pessoas LGBTQIA+ acima de 50 anos