O sábado (17) será de atendimento no Hemosul até às 17h, para coletas de doação de sangue em Campo Grande. O objetivo é tentar aumentar os estoques, principalmente das tipagens sanguíneas O- e O+, que são as mais em falta. Mas todas as doações são bem-vindas.
Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas e por conta das chuvas e das baixas na temperatura as doações diminuem. Além disso, o período de seca que trouxe o aumento nas doenças respiratórias também costuma afastar o doador voluntário de realizar sua solidariedade.
O Hemosul Coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Os telefones para contato são (67) 3312-1517 e (67) 99298-6316 – Whatsapp para atendimento ao doador.
Critérios para ser doador e outras informações são encontrados no site www.hemosul.ms.gov.br ou nas redes sociais.
Neste sábado (17) também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, com o objetivo a conscientização sobre a doação de medula óssea. O Estado tem 186 mil pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome Nacional) e possui 45 doações efetivadas de medula tanto para brasileiros quanto para estrangeiros de vários outros países.
Para se cadastrar e ser um doador de medula óssea procure o Hemosul pelo site www.hemosul.ms.gov.br ou também pelas redes sociais. Em setembro do ano passado, a faixa etária para cadastramento no Redome foi reduzida, sendo necessário ter entre 18 e 35 anos para entrar para o grupo.