Um novo empate, por qualquer placar, levará a definição da vaga para os pênaltis. Quem ganhar garante vaga nas oitavas da Copa do Brasil, competição que o São Paulo nunca venceu. Já seu atual técnico, Dorival Júnior, ostenta duas taças da competição. Ele levou o troféu do torneio na temporada passada com o Flamengo e em 2010, quando comandava o Santos de Neymar e Ganso.
Dorival estreou com vitória sobre o América Mineiro pelo Brasileirão no sábado passado. O placar de 3 a 0 mascarou uma atuação ruim do São Paulo, com falhas defensivas e dificuldade na criação, mas dá ânimo para o treinador seguir seu trabalho em paz.
"Sempre muito difícil jogar contra um adversário como foi contra o Ituano. Fez um bom Paulistão, podendo passar de fase. Vai ser um jogo mais duro do que o que foi contra o América-MG", previu o treinador são-paulino sobre o duelo desta terça-feira.
O plano de Dorival é fazer o melhor "dando sequência" ao que Rogério Ceni, seu antecessor pela segunda no São Paulo, havia feito. Isso passa, por exemplo, por manter Luan entre os titulares, usar um losango no meio de campo, com três jovens volantes, e deixar Luan como atacante e não articulador.
Dorival vai promover mudanças na equipe. A mais certa delas é a escalação de Rafinha na lateral direita, uma vez que Raí Ramos, titular no último sábado, já disputou a Copa do Brasil justamente pelo Ituano e não pode mais jogar.
É possível que haja alteração também na outra lateral. Patryck foi titular diante do América, mas Caio Paulista, ao entrar no segundo tempo, mostrou melhor desempenho e recebeu elogios.
CONCENTRAÇÃO
Após a derrota por 3 a 0 para o Tombense na Série B do Campeonato Brasileiro, o Ituano não teve tempo para lamentar. O time já volta a campo nesta terça-feira e o técnico Gilmar Dal Pozzo pediu para o elenco esquecer o último resultado negativo e se concentrar no mata-mata para 'merecer a classificação'.
"Estou há 50 dias no clube, então conheço os comportamentos do nosso grupo. Agora é procurar não lamentar, pois esse jogo não volta mais. É canalizar energia para encontrar soluções para fazer um grande jogo contra o São Paulo e merecer a nossa classificação. É jogar melhor que o adversário e produzir mais em todos os aspectos. Só assim vamos conquistar o resultado positivo", disse o treinador.
Dal Pozzo não indicou a escalação, mas deve escalar um time muito parecido ao do jogo de ida. Com pouco tempo para treinar, a condição física dos jogadores será levada em consideração. O goleiro Jefferson Paulino está há dois jogos fora após sentir lesão no aquecimento da partida contra o Ceará. Ele, que se destacou no primeiro jogo com o São Paulo, será reavaliado. Se não puder, Deivity continua na posição.
Outra mudança em relação ao primeiro jogo deve ser na linha defensiva. No Morumbi, o Ituano atuou com três zagueiros, mas Carlão saiu lesionado e Dal Pozzo escalou apenas dois zagueiros nos jogos seguintes. A dupla titular deve ser formada por Claudinho e Rafael Pereira, com Rafael Carvalheira entrando no meio-campo.
Como o primeiro jogo diante do São Paulo terminou sem gols, quem vencer, avança às oitavas de final. Um novo empate leva a decisão aos pênaltis. A premiação pela classificação é de R$ 3,3 milhões.