Enquanto que por um lado acontece uma verdadeira corrida por apoios para o 2º turno, quem ainda está na corrida eleitoral dispensa aliança com quem terminou o 1º turno com alto índice de rejeição com um sonoro: 'não, obrigado'.
Enquanto que no cenário nacional, onde os candidatos possuem ideologias fortes e bem diferentes, as posições de quem ficou no 1º turno já foram tomadas, em Mato Grosso do Sul ainda não houve formalização de apoios.
Com um quadro dividido, a maioria dos partidos optou por liberar os filiados a apoiarem quem quiser para não desagradar correligionários. Um ou outro que declarou neutralidade.
Diversas denúncias de propaganda eleitoral irregular estão sendo publicadas pelo TRE-MS. No pardal, eleitores apontam detalhes de candidatos que acharam que passariam despercebido com adesivos fora dos padrões e banners.
No entanto, as definições sobre as denúncias estão um pouco atrasadas. Isso porque alguns candidatos já até perderam as eleições.
Presença constante nas redes sociais e, principalmente, nos stories, candidatos derrotados nas urnas tomaram um 'chá de sumiço' e desapareceram das redes. Muitos eleitores nem se surpreendem e comentam que isso também acontece com muitos que foram eleitos.
Enquanto em outros tempos as gráficas lideravam os gastos das campanhas políticas, dados do TSE mostram que, em 2022, os maiores 'fornecedores' dos candidatos foram Facebook e Google, que se tornaram protagonistas nas campanhas 2.0.