Governo de MS simplifica e sucroenergéticas passam a operar com Inscrição Estadual Única
A medida do Governo desburocratiza uma operação na área fiscal das usinas de cana-de-açúcar que até então demandava a criação e administração de quase duas mil inscrições estaduais Campo Grande, 05 de maio de 2023 – Como forma de agilizar as operações agrícolas das usinas de cana-de-açúcar, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a implementação da Inscrição Estadual Única por município.
Por Midia NAS em 05/05/2023 às 20:23:43
A medida do Governo desburocratiza uma operação na área fiscal das usinas de cana-de-açúcar que até então demandava a criação e administração de quase duas mil inscrições estaduais
Campo Grande, 05 de maio de 2023 – Como forma de agilizar as operações agrícolas das usinas de cana-de-açúcar, o Governo de Mato Grosso do Sul anunciou a implementação da Inscrição Estadual Única por município. A mudança está prevista no Decreto nº 14.644/2016 e será estabelecida por meio do e-CAP (Cadastro Eletrônico Agropecuário). A medida simplificará as operações fiscais na área agrícola das usinas sucroenergéticas que até então necessitavam de uma inscrição para cada área de cana e agora passará a ter uma única inscrição estadual por município.
O anúncio foi feito pelo Governador Eduardo Riedel durante o evento "Baixar Impostos para dar certo" onde foram anunciadas dezoito medidas que integram o pacote de redução e isenção de tributos (impostos e taxas) e beneficiam diretamente os setores do comércio, supermercadista, atacadistas, produtores rurais e indústrias, entre outros. A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (5/5), no auditório do Sebrae, em Campo Grande (MS).
Na solenidade, a indústria sucroenergética foi representada por Luis Ricardo Coutinho, membro do Conselho Deliberativo da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul). Para ele, a medida do governo desburocratiza uma operação na área fiscal das usinas que até então demandava a criação e administração de quase duas mil inscrições estaduais somente para as áreas relacionadas ao setor sucroenergético. "Com a implementação da Inscrição Estadual Única, tanto o setor quanto o Governo, através da Secretaria de Fazenda, ganham na modernização da operação fiscal de um dos setores que contribui economicamente para o Estado", destacou.
Atualmente, 17 usinas produtoras de açúcar, etanol e bioeletricidade a partir da cana estão em operação no Estado.
Além da implementação do e-CAP Unificado, foram apresentadas melhorias no portal da SEFAZ (Secretaria de Estada da Fazenda) que permitirá a concessão da Inscrição Única para as usinas sucroenergéticas, indústria de celulose e demais produtores rurais, possibilitando a unificação de áreas já inscritas e de novas inscrições com agregação de áreas.
Biosul
A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – é a entidade que representa a indústria sucroenergética do Estado. Foi criada em 2009, com perfil voltado para o associativismo, fruto do interesse setorial em comum do Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte). Atualmente, todas as usinas em operação em Mato Grosso do Sul estão associadas à Biosul.
O advogado Rafael da Silva Campos foi eleito em chapa única como o novo Presidente da 11ª Subseção da OAB de Jardim, tendo como vice a advogada Cíntia Fagundes.
O deputado Zé Teixeira (PSDB), 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, está intercedendo junto aos órgãos do Governo do Estado para garantir as estruturas e os serviços básicos necessários à população de Mato Grosso do Sul.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai apurar como o tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira, um dos militares que a Polícia Federal (PF) acusa de ter participado do planejamento de um golpe de Estado, em 2022, conseguiu habilitar ao menos duas linhas de telefone celular apresentando cópias de documentos de pessoas com quem não tinha relação e que, segundo os investigadores, não sabiam da fraude.