Ideia pioneira, posto fiscal virtual atrai interesse de outros estados

Um sistema pioneiro de monitoramento com câmeras nos postos fiscais nas divisas de Mato Grosso do Sul, que vai agilizar o controle do pagamento de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para mercadorias em trânsito, é uma das medidas que o Governo Estadual anuncia hoje, às 9h, para aperfeiçoar o sistema tributário e incentivar setores da economia.

Um sistema pioneiro de monitoramento com câmeras nos postos fiscais nas divisas de Mato Grosso do Sul, que vai agilizar o controle do pagamento de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias) para mercadorias em trânsito, é uma das medidas que o Governo Estadual anuncia hoje, às 9h, para aperfeiçoar o sistema tributário e incentivar setores da economia. O modelo de fiscalização, desenvolvido por servidores das Coordenadorias de Fiscalização de Mercadores em Trânsito e de Tecnologia da Informação, é considerado inovador e despertou o interesse de mais de uma dúzia de Estados, que querem repetir a iniciativa.
A sistemática vai ser detalhada esta manhã, em evento com o governador Eduardo Riedel (PSDB), mas a reportagem apurou que serão instaladas câmeras nas pistas dos postos de fiscalização e, a partir do monitoramento das placas dos caminhões, o serviço já vai identificar se é um veículo que deve parar para tratar da tributação ou pode seguir viagem. As câmeras já foram adquiridas e serão licitados também paineis digitais para alertar os condutores se devem parar ou seguir, sem que funcionários precisem ficar na pista para a abordagem.
Para transporte, veículos precisam de documentação dos produtos. A partir desse dado será feita a triagem por videomonitoramento.
Esta seleção vai ser feita com base nos documentos que são emitidos para o trânsito de mercadorias, que são entregues para os condutores poderem seguir com a carga regular. Idealizado ao longo dos meses, o projeto foi testado e implantado como piloto n