Aberta na noite desta sexta-feira (12), a 57ª edição da Expoagro (Exposição Agropecuária), em Dourados (a 251 km de Campo Grande), quer faturar alto e quebrar recorde de público.
A expectativa dos organizadores é fechar o evento com R$ 1 bilhão em negócios e cem mil pessoas passando pelo Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho nos 11 dias de evento. O valor estimado é quase 10 vezes o montante movimentado na Expogrande em 2023 (foram R$ 110 milhões).
Pelo menos 80 expositores estão presentes na Expoagro deste ano, com máquinas, implementos agrícolas, veículos e inovações tecnológicas voltadas para o agronegócio, à mostra no pátio do parque de exposições.
Drone exposto em estande no parque de exposições durante a Expoagro, em Dourados (Foto: Divulgação)
O presidente do Sindicato Rural, Ângelo Ximenes, disse que, para impulsionar os negócios, os parceiros financeiros da feira oferecem linhas de crédito específicas para o período da Expoagro, com taxa de juro abaixo da Selic (13,75% ao ano). "A Expoagro movimenta a economia da região ajudando a gerar emprego e renda. Graças ao empenho de todos os envolvidos, teremos a maior feira de todos os tempos", afirmou.
Paulo Roberto Neves, presidente do Sicredi Centro-Sul de Mato Grosso do Sul, disse que a instituição está presente na Expoagro através de sua agência móvel, uma carreta adaptada para atendimento aos associados e à comunidade.
"Estamos muito otimistas para a prospecção e fechamento de negócios durante a Expoagro, mesmo diante de cenário mundial de desafios e incertezas", afirmou. Segundo Paulo Neves, em 2023, a cooperativa já concedeu meio bilhão de crédito a produtores rurais de Mato Grosso do Sul.
Implemento agrícola em exposição na Expoagro (Foto: Divulgação)
Além dos grandes expositores, a Expoagro 2023 conta com a participação de 45 pequenos comerciantes do grupo rede de mulheres empreendedoras, que estão expondo produtos e serviços na feira.
Outro ponto alto da Expoagro é a programação técnica, que neste ano conta com 78 eventos, entre palestras, simpósios e dias de campo, para trazer conhecimento a produtores rurais, profissionais e estudantes do agro.
Um desses eventos será o 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, que acontece na terça-feira (16), no tatersal do parque de exposições. A atividade está em franca expansão em Mato Grosso do Sul. O frigorífico da Seara em Dourados dobrou sua capacidade de produção nos últimos anos.