Nesta quinta-feira (18), a prefeitura municipal de Nova Alvorada do Sul realizou uma caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir e combater a violência sexual contra menores.
Campanha Maio Laranja
Essa caminhada faz parte da "Campanha Maio Laranja - Faça Bonito 2023", que tem como finalidade mobilizar a sociedade, as instituições públicas e privadas, bem como articular ações que possam prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. Além de fortalecer o sistema de proteção e garantir a punição dos agressores.
A campanha foi desenvolvida através da Secretaria de Assistência Social em parceria com o CREAS, Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA ). Durante todo o mês de maio, diversas ações estão sendo realizadas, entre elas palestras educativas em escolas e empresas, campanhas de conscientização nas redes sociais e ações de panfletagem em parceria com órgãos públicos e privados..
O movimento realizado nesta quinta-feira contou com a participação de servidores da Prefeitura, secretarias e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Policia Civil, Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito). Durante o trajeto, foram distribuídos materiais informativos com orientações importantes para prevenir a violência contra crianças e adolescentes.
O combate à violência sexual é uma tarefa que envolve todos os setores da sociedade. É fundamental que o poder público, as entidades sociais e a comunidade se unam para proteger as crianças e adolescentes e garantir que elas cresçam em um ambiente seguro e saudável. Por isso, a campanha "Maio Laranja - Faça Bonito 2023" é tão importante para conscientizar a população e promover ações concretas no enfrentamento dessa realidade tão triste e assustadora.
Lembrando que a denúncia é uma ferramenta fundamental para combater essa violência. É preciso que as pessoas saibam como agir diante de uma suspeita ou situação de abuso sexual e que denunciem, garantindo assim que o agressor seja responsabilizado e as vítimas recebam o apoio necessário para superar o trauma.
Faça Bonito, Denuncie!
Disque 100 - Direitos Humanos
190 - Polícia Militar
(67) 99813-0892 - Conselho Tutelar
(67) 99927-7351 - Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)