Como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, o curso de Biomedicina do Centro Universitário Unigran Capital tem desenvolvido o projeto de pesquisa inédito intitulado 'Toxicidade de fármacos aplicando planejamento experimental', um importante instrumento de análise de contaminação de substâncias no meio ambiente ou nas Estações de Tratamento de Esgoto – ETEs.
Na realização do projeto estão os acadêmicos do 7° semestre do curso de Biomedicina, Evillyn Gabrielly da Costa Graça e Gabriel Henrique Viana Pimentel orientados pelo professor Dr. Lucas de Melo da Silva e como colaboradores, os docentes Dr. Maicon Matos Leitão, Dra. Alessandra Silveira Antunes Arauso e Me. Andreia de Oliveira Massulo.
O projeto de toxicidade, que teve início em 2020, utilizando alguns compostos como o metilparabeno e propilparabeno, que já foi submetido para publicação em uma revista internacional. Enquanto, o projeto de fármacos também teve resultados promissores e estão sendo discutidos na pesquisa, provenientes dos testes de toxicidade com a combinação de três fármacos: Diclofenaco, Fenacetina e Paracetamol, muito presente na vida da pessoas pelo uso indiscriminado de medicamentos, principalmente para fins de resolução dos sintomas gripais.
Segundo o Dr. Lucas de Melo da Silva, essa avaliação dos testes aponta para problemas ambientais, pois chegam de formas inalteradas no meio ambiente. "Tanto pelo descarte inadequado, quanto parte dessas substâncias são excretadas pelo corpo humano, elas não são totalmente removidas pelo tratamento de esgoto, causando riscos de contaminação", enfatiza o professor.
Toda a pesquisa e seus resultados servem de parâmetro para futuros estudos semelhantes em outras áreas do conhecimento em toxicidade ambiental. Neste sentido, a Unigran Capital tem se destacado em fomentar a participação dos seus docentes e alunos na pesquisa científica com o PIBIC e outras frentes da pesquisa e extensão.
"Projetos como esse proporcionam aos estudantes além do conhecimento científico, a rotina de laboratório, leitura de artigos e trabalho em equipe, pois os experimentos são realizados em conjunto", concluiu o professor.
O PIBIC é considerado uma das melhores ferramentas de iniciação em pesquisas que podem trazer avanços pontuais, além de contribuir com a formação dos estudantes e com a capacitação do corpo docente, mantendo a produção científica atualizada e alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – da Unigran Capital.