A fase três de estudos a respeito da eficácia da Vacina Qdenga, primeira imunização contra a Dengue produzida no Brasil, é o tema do segundo episódio da segunda temporada do videocast Conexão Fapec. Para assistir clique aqui ou busque pelo videocast no Spotify. A pesquisa foi conduzida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).
A professora, médica e coordenadora do projeto em questão, Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, explica a necessidade desta fase ser realizada na Capital sul-mato-grossense, deve-se pelo alto número de ocorrências de casos de dengue na região. A vacina pode ser aplicada em pessoas infectadas e não infectadas pelo vírus.
"Somos um polo muito fértil para esse tipo de pesquisa voltado para as doenças tropicais devido ao clima. A UFMS sempre foi um centro de referência em pesquisas e a Fapec, como nosso órgão de apoio, auxilia para que consigamos desenvolver e ter a chance de competir com outros mercados. Com isso trazermos conhecimento para os pesquisadores, para os alunos pós-graduandos, além dos próprios graduandos que começam a ter um contato com a pesquisa científica mais precocemente e se sentem atraídos por ela", afirma.
O projeto apoiado pela Fapec vem sendo realizado desde 2016 e conta com mais de cinco anos de acompanhamento efetivo dos voluntários. "Nosso trabalho é verificar o quanto ela é eficaz, se vale a pena investir em uma vacina para ser distribuída na rede pública ou privada e se ela vai oferecer alguma resposta frente aquele determinado microrganismo", completa.
Sobre o Conexão Fapec
O videocast tem a intenção de popularizar, simplificar e difundir cada vez mais a Ciência, a Tecnologia, a Inovação e o Empreendedorismo. As entrevistas estão sendo gravadas e editadas pela Macro Vídeo. Novos episódios são lançados semanalmente na plataforma.