Athletico-PR recebe Libertad por classificação antecipada na Copa Libertadores
O Athletico-PR tem um duelo importante nesta terça-feira, a partir das 19h, quando recebe o Libertad, do Paraguai, pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
Com sete pontos, o Athletico lidera o Grupo G, enquanto o Libertad está em terceiro, com seis. Ou seja, caso o Athletico vença e chegue aos 10 pontos, o Libertad não conseguiria mais ultrapassá-lo. A outra partida do grupo reúne o vice-líder Atlético-MG, com seis, e o lanterna Alianza Lima, do Peru, com quatro. Independentemente do resultado, um deles também não conseguirá ultrapassar o Athletico, caso o time paranaense vença.
O Athletico busca reabilitação após perder sua invencibilidade na última rodada, ao sofrer 2 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte (MG). Entretanto, vem de dois resultados importantes na temporada contra o Botafogo-RJ. Eliminou o time carioca nas oitavas de final da Copa do Brasil, nos pênaltis, e bateu o mesmo adversário, por 1 a 0, pelo Brasileirão, no último sábado.
No primeiro encontro entre os times, no Paraguai, o Athletico venceu por 2 a 1, com gols de Alex Santana e Rômulo. Agora vai ter a torcida ao seu lado. O Libertad chega motivado após vencer o Alianza Lima por 2 a 1, fora de casa.
No time brasileiro, o técnico Paulo Turra deve promover os retornos do zagueiro Thiago Heleno, do lateral Madson, e dos meio-campistas Erick e Christian, poupados no último jogo. Alex Santana ou Hugo Moura brigam por vaga no meio-campo, mas Alex é o favorito para seguir no time titular. Por outro lado, Fernandinho e Pablo continua no departamento médico e são desfalques.
Turra fez elogios após recuperação do Athletico na temporada e pediu para o elenco manter o ritmo. "Nosso time é bom, um grupo equilibrado, tem qualidade. No futebol hoje se corre 13 quilômetros. Então tem que ter encaixe e estar bem preparado. Teremos mais um jogo decisivo e precisamos manter o ritmo para conseguirmos antecipar a classificação, principalmente dentro de casa."
Com a vitória na última rodada, o técnico Daniel Garnero não deve promover muitas mudanças na escalação do Libertad. Ele poupou vários jogadores na derrota por 2 a 0 diante do Cerro Porteño, pelo Campeonato Paraguaio, como o goleiro Martín Silva e o lateral-direito Iván Piris, conhecidos no Brasil por defenderem Vasco e São Paulo, respectivamente.
Leia Também: Cenário de guerra no Rio: Torcedores depredam estádio com foguetes