Transparência na divulgação das informações fortalece a confiança dos pacientes
Durante todo o ano de 2022, o Núcleo de Qualidade e Segurança (NQS), por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, adotou uma abordagem proativa na identificação e notificação de incidentes e eventos adversos ocorridos durante a assistência à saúde. "Essa iniciativa demonstra a responsabilidade da instituição em promover uma cultura de segurança, onde a aprendizagem e a melhoria contínua são valorizadas", ressaltou o Diretor de Planejamento e Qualidade, Dr. Luiz Alberto Kanamura.
A notificação de incidentes e eventos adversos é de extrema importância, pois permite uma análise criteriosa dos ocorridos, identificando suas causas e propondo ações corretivas para evitar a sua repetição. "Quanto mais notificamos, mais demonstramos que estamos trabalhando para a segurança do paciente", declara a enfermeira do Núcleo de Qualidade e Segurança da Santa Casa, Ana Beatriz Ferrari.
"Esse reconhecimento é referente ao ano anterior, ou seja, em 2022 nós conseguimos realizar todas as modificações dentro dos prazos estabelecidos no plano de ação solicitado e cumprimos todos os requisitos. Isso prova o quanto estamos empenhados na segurança do paciente", explica Ana. Além disso, a transparência na divulgação dessas informações fortalece a confiança dos pacientes e contribui para a construção de um sistema de saúde cada vez mais seguro e eficiente.
A Santa Casa de Campo Grande reafirma seu compromisso em promover a segurança do paciente e aprimorar constantemente seus processos de assistência à saúde. A instituição continuará incentivando a notificação de incidentes e eventos adversos, com o objetivo de garantir a qualidade do atendimento e o bem-estar de todos aqueles que buscam seus serviços médicos.