Segundo a secretária-executiva da Comad, Vera Gomes, a abertura da VI semana é para conscientizar alunos e pais sobre o uso de drogas. "A semana é contemplada com ações educativas, com o apoio da GCM e Prefeitura de Campo Grande".
O secretário de Saúde de Campo Grande, Sandro Benitez falou sobre os números alarmantes do uso de drogas. Na Capital, são 1.500 usuários de drogas morando nas ruas. "Em 2010, a principal causa de mortes por intoxicação no Brasil era causada por remédios. Em 2020, houve mudança no perfil e a overdose por drogas mata mais que intoxicação de medicamentos e picadas de bichos peçonhentos como o escorpião".
Junto com a abertura da VI Semana Municipal Antidrogas, aconteceu a premiação do 10º concurso de cartazes, que contou com a presença de alunos das escolas participantes. O prêmio será um celular para os três primeiros colocados que apresentarem o melhor cartaz com o tema: "Drogas: prevenção ainda é a melhor estratégia, nossas crianças e jovens longe das drogas! ".
Juliana Silva Acosta, estudante do 9º ano da Escola Municipal Irene Szukala, de 14 anos, conquistou o primeiro lugar no concurso. Orgulhosa, ela explica o desenho. "A montanha representa a família, amor, cuidado e a menina pendura segurando na mão representa ela saindo das drogas, que é o poço".
Segundo a diretora-adjunta da Escola onde Juliana estuda, Marilene Rodrigues Araújo, é uma grande honra uma aluna ganhar um destaque como esse. "Tivemos dez alunos inscritos, o envolvimento todo da direção, coordenação, professores e é um orgulho termos uma aluna da nossa escola como primeira colocada neste concurso".