Priorizando segurança dos cidadãos, Governo promove qualificação e capacitação para profissionais da segurança pública

A segurança pública de Mato Grosso do Sul tem demonstrado grande preocupação em oferecer a sociedade, a cada dia, mais profissionais qualificados e devidamente treinados para combater a criminalidade.

Como parte do treinamento, nesta quinta-feira (15), a Academia de Polícia Militar promove o Seminário de Gestão e Comando. Convidado para palestrar durante o evento o vice-governador José Carlos Barbosa, Barbosinha, falou sobre o tema: 'Muito além da esfera política: os desafios na implementação de um modelo de gestão com foco em resultados'.

Barbosinha ressaltou que o Governo tem alocado seus investimentos de forma planejada, integrando as forças de segurança em ações concatenadas e utilizando de todas as ferramentas que possam ajudar as polícias a realizarem um bom trabalho em defesa da sociedade. "Mudamos um paradigma. O Governo parou de olhar a segurança pública como gasto e tem olhado este segmento como investimento para que um Estado como o nosso, pujante, progressista, que abraça a todos, cresça ainda mais. Estamos olhando o futuro, por isso investimos em estruturação e valorização para os nossos homens e mulheres que se dedicam a segurança da nossa gente", pontuou.

Citou programas que tem contribuído para o fortalecimento da segurança pública no Estado como o MS Mais Seguro, criado e implantado por ele no período que esteve à frente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, sendo considerado até hoje, o maior programa de investimentos que estruturou as polícias, reformou prédios e quartéis, comprou viaturas, adquiriu programas de tecnologias, equipamentos, armamentos, munições, coletes, obras físicas, mobiliários e valorizou os profissionais da segurança pública.

Ressaltou que a PPP (Parceira Público Privada) da Infovia Digital, que vai interligar os 79 municípios de Mato Grosso do Sul por uma rede de fibra óptica com internet de alta capacidade, também vai contribuir com as ações de videomonitoramento e de inteligência das polícias.

Os índices da Polícia Militar foram ressaltados pela subcomandante da Polícia Militar, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, a primeira mulher que conquistou o mais alto posto da instituição. "Este caminho que estamos trilhando é o da competência, do trabalho e dedicação. Vocês que estão se formando são o futuro da polícia, são a nossa esperança de que o bom trabalho que estamos fazendo irão continuar e melhor ainda. Os indicadores já estavam bons, mas continuamos imbuídos na missão. Recentemente vimos uma redução de crimes, incluindo os feminicídios, que tiveram queda de 50% em Mato Grosso do Sul e isso nos orgulha", lembrou.

Priorizando segurança dos cidadãos, Governo promove qualificação e capacitação para profissionais da segurança pública
Foto: Assessoria de imprensa

A coronel ainda leu uma mensagem do comandante-geral da PM, coronel Renato dos Anjos Garnes que se recupera de um acidente de carro sofrido recentemente, mas que por não descuidar do cuidado com usa tropa fez questão de mandar o recado. "Só podemos fazer uma boa gestão se tivermos o verdadeiro comprometimento com o Estado, com a segurança pública e com a nossa Polícia Militar.  Comprometimento e gestão eficaz caminham lado a lado", dizia a mensagem.

Por fim o comandante da academia de Polícia Militar, Coronel Franco Alan Amorim agradeceu a oportunidade de materializar o esforço do governo do Estado, da corporação e de todos os envolvidos na capacitação do efetivo. "Estamos sendo norteados para uma excelência de prestação de serviços e conseguimos enxergar todo esse esforço no reconhecimento da sociedade com o nosso trabalho. Ainda estamos caminhando para aprimorar e elevar as ações de capacitação para nosso pessoal com cursos mais elaborados e graduações específicas na segurança pública".

O governo do Estado tem investido em segurança pública, priorizado a qualidade das entregas e aumentado a quantidade de investimentos ao longo dos últimos oito anos, atuando de forma técnica a respeitar as necessidades e peculiaridades das corporações.