Já no portal, acesse o link “Meu Imposto de Renda”, em que será possível conferir todas as informações relativas às declarações entregues nos últimos anos.
Clique então no extrato de processamento e verifique se a declaração caiu na malha fina e o motivo.
Ao clicar em “Pendências de Malha”, aparece o motivo de a declaração estar presa na malha fina.
Ainda que a aba “Pendências de Malha” não aponte nenhum problema no momento, a Receita lembra que esse fato não impede que, em razão de revisões posteriores, possa surgir alguma pendência, pois o cruzamento das informações é contínuo.
Se a declaração tem pendências, ou seja, caiu na malha fina, há dois caminhos para solucionar a questão.
1) Se a declaração tiver erro ou omissão
Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, a solução é retificar a declaração.
Mas atenção: o contribuinte só poderá fazer a correção de erros na declaração se não for intimado pela Receita. Caso receba uma intimação, perde o direito de corrigir espontaneamente a declaração.
2) Se a declaração não tiver erro
Caso as informações declaradas estejam corretas, o contribuinte poderá:
a) aguardar a intimação ou a notificação pela Receita Federal; ou
b) A partir de 2 de janeiro de 2024, apresentar antecipadamente a documentação que comprovação que comprova as informações declaradas, por meio de Processo Digital.
O primeiro lote de restituição foi pago no dia 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nas seguintes datas:
Segundo lote: 30/06
Terceiro lote: 31/07
Quarto lote: 31/08
Quinto lote: 29/09
Fonte: R7