PMNAS

Prefeitura amplia para 315 vagas sociais em Comunidades Terapêuticas

A Prefeitura de Campo Grande renovou nesta sexta-feira (23), o Termo de Colaboração com a Federação Sul-mato-grossense das Comunidades Terapêuticas (Fesmact), para manter as 300 vagas sociais e disponibilizar mais novas 15 vagas para tratamento de pessoas adictas em substâncias psicoativas.

Por Midia NAS em 23/06/2023 às 21:11:23

O programa atinge o objetivo de reinserir os indivíduos na sociedade com a efetivação de políticas públicas como educação, qualificação profissional e empregabilidade. Os acolhidos recebem o acompanhamento biopsicossocial; tratamento terapêutico e qualificação profissional, oferecido em parceria com a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) e Sistema S; e apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) na oferta de turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Representando a Federação Sul-mato-grossense das Comunidades Terapêuticas (Fesmact), Scheila de Fátima Matheus aponta que só é possível realizar esse trabalho graças ao apoio do poder público. "Hoje, nós temos acesso a atendimentos de saúde pública e aos cursos profissionalizantes, graças ao apoio da gestão municipal, que sempre tem nos estendido as mãos. Quero agradecer a administração de Campo Grande pelo olhar sensível junto ao nosso trabalho".

Cris Stefanny, coordenadora de Políticas LGBTQIA+ da SDHU, explica que as vagas são importantes para acolher o público de forma mais humanizada. "Vai ser um local diferenciado, familiar. As mulheres trans, por exemplo, estarão juntas com outras mulheres".

Prefeitura amplia para 315 vagas sociais em Comunidades Terapêuticas
Foto: PMCG

Em discurso, a coordenadoria disse que o Brasil é o país com maior número de pessoas LGBTQUIA+ e que medidas como essa da Prefeitura garantem a defesa dos direitos humanos. "Não se trata de concordar ou aceitar, mas sim respeitar. Porque estamos falando de vidas", explicou.

A ação dá continuidade às atividades do Programa de Ação Integrada e Continuada (PAIC), desenvolvido pela SDHU, que proporciona a efetivação das políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, desde março de 2018, baseado no Decreto 7.053 do Comitê POP Rua, da Coordenadoria de Proteção a População de Rua e Políticas sobre Drogas (Coprad).

Somente pelo PAIC, que realiza os atendimentos desde 2018, a Prefeitura de Campo Grande profissionalizou 1.604 pessoas por meio dos cursos de informática básica, corte e costura, culinária, assistente de contabilidade e recursos humanos, entre outros.

Mais informações sobre o atendimento da Prefeitura junto às comunidades terapêuticas podem ser obtidas pelo telefone: (67) 2020-1185

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2