Projeto "Imigra Ação" traz orientações e serviços gratuitos para imigrantes neste domingo

Neste domingo (25), das 13 às 17 horas, a Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial da Imigração), realiza o projeto 'Imigra Ação".

Projeto

Neste domingo (25), das 13 às 17 horas, a Prefeitura de Dourados, por meio da CEI (Coordenadoria Especial da Imigração), realiza o projeto 'Imigra Ação". As atividades acontecem no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o "Jorjão", no Jardim Água Boa.

A ação é em comemoração ao Dia do Imigrante e serão oferecidos de forma gratuita, serviços de saúde, assistência social, entrevistas de emprego, orientações entre outros voltados para os imigrantes residentes em Dourados.

O projeto traz apresentações artísticas, vacinação contra Influenza e Covid-19, entrevistas de emprego e do programa Jovem Aprendiz, doação de cobertores e palestras e orientações sobre validação de diplomas internacionais, inserção de crianças e adolescentes nas escolas, ingressar em universidades, como adquirir casa própria no município, prevenção de acidentes de trabalho, direitos dos imigrantes, violência doméstica e contra a mulher, empreendedorismo e abertura do MEI.

De acordo com o coordenador da CEI, Jean Kenson Jolne, muitos dos imigrantes residentes em Dourados não possuem informações sobre seus direitos ou os serviços oferecidos na cidade, o que reforça a importância dessa iniciativa.

"Essa é uma grande oportunidade aos imigrantes para se informar de assuntos importantes, como a aquisição da casa própria, validação de diplomas internacionais, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo. Esse evento é necessário para esclarecer e enriquecer o conhecimento dos imigrantes do município de Dourados", ressalta.

O Imigra Ação é uma realização da Coordenadoria Especial de Imigração, em parceria com a Semdes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Sems (Secretaria Municipal de Saúde), Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Delegacia da Mulher, Viva Mulher, Agehab, Senac, Sebrae, Funtrab, Ciee, Semed, Sed, Núcleo de Vigilância Sanitária, Defesa Civil e JBS.

Atualmente, mais de quatro mil imigrantes vivem em Dourados, com destaque para os venezuelanos, haitianos e paraguaios. Mas cidadãos de outras nações como Argentina, Colômbia, Marrocos e Senegal também estão cadastrados no órgão.