A senadora Soraya Thronicke vai assinar na quarta-feira (28) a tarde, em Brasília (DF), a sua ficha de filiação ao PODEMOS. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da parlamentar sul-mato-grossense nessa segunda-feira (26), após ela ter dito pelas redes sociais não iria trocar de partido.
Até então, ela pertencia ao União Brasil, legenda essa que surgiu em 2022 quando o PSL se fundiu com o DEM. Em 2018, pelo antigo PSL, Soraya foi eleita pela primeira vez para um cargo público ao receber 373.712 votos, ficando em segundo lugar na disputa pelo Senado Federal.
De acordo com as informações, a decisão de mudar de partido foi tomada com a finalidade de ampliar a sua base política. Em 2022, ela disputou o cargo de presidente da República, novamente ganhando destaque graças as boas investidas nos debates televisivos, e ficou em quinto lugar no primeiro turno, somando 600.955 votos.
"Saio do União Brasil com o sentimento de gratidão por tudo o que lá vivi e com o sentimento de dever cumprido em relação às missões que lá abracei. A ida para o PODEMOS tem a ver com as perspectivas de ampliação da minha base e condições para uma possível reeleição. Saio do União Brasil grata pelas oportunidades e em plena harmonia com o partido", disse ela, via assessoria.
Essa será segunda parlamentar a trocar o União Brasil pelo PODEMOS neste mês de junho. O primeiro foi o senador Rodrigo Cunha (AL), que inclusive se tornou presidente estadual do pasrtido no Estado do Alagoas. No Senado, a legenda agora terá sete representantes, o mesmo número do próprio União Brasil.