Os postes da iluminação pública vêm sendo alvo de "vândalos" em vários bairros da cidade de Jardim, tais como; Vila Panorama, Vila Carolina, Vila Santa Tereza, Vila Angélica I e II entre outros. Esse é um problema enfrentado há anos, e, quem paga o "pato" no final das contas é a população, que se sente intimidada com a falta de iluminação decorrentes de atos criminosos em várias regiões da cidade.
Os vândalos, utilizam pedras, armas de pressão para disparar as munições de chumbinhos, e, em alguns casos até mesmo disparo com arma de fogo. A intenção é danificar as luminárias e na maioria das vezes as lâmpadas acabam sendo quebradas. Seja para o uso de entorpecentes ou até mesmo para cometer crimes como furtos e roubos.
A Prefeitura Municipal de Jardim , através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, tem realizado constantemente o serviço de manutenção de iluminação pública nos bairros. O trabalho consiste na substituição de materiais danificados (vandalismo), lâmpadas queimadas, troca de reatores e até instalação de lâmpadas de led, entre outros reparos.
A reportagem do Jardim MS News, recebeu através de denúncias da população que as luminárias dos postes da rotatória localizada no final da Avenida Mato Grosso e que recentemente haviam sido trocadas pela prefeitura, foram novamente danificadas por criminosos.
Na manhã desta segunda-feira (26), o secretário responsável pela pasta, Eduardo Nardon, concedeu uma entrevista ao Programa Laguna Notícias da Rádio Laguna FM 102, onde ele afirmou que as ações dos vândalos é uma problemática na cidade, "Esse é um problema que a gente vem enfrentando, já é a segunda vez que são trocadas as quatro lâmpadas" enfatizou o secretário.
Também na oportunidade o Secretário comentou sobre a iluminação nos campinhos de futebol de alguns bairros de Jardim onde o serviço inclui; medição, escavação, implantação da fiação por encanamento, instalação de refletores e lâmpadas de led. "A gente está fazendo agora as substituições dos campinhos de futebol, a gente já da Vila Santa Tereza e estamos estamos terminando o da Vila Panorama que desde 2016 não tem iluminação no campinho",disse o Nardon.
"A gente pede encarecidamente que a população ligue para polícia, ligue no disque denúncia, para a pessoa ser responsabilizada", enfatizou Eduardo.
Vale ressaltar que destruir patrimônio público é crime previsto no Código Penal, com pena de seis meses a três anos e pagamento de multa. Além disso, esse tipo de ato acaba elevando os custos dos serviços públicos e impactando nos impostos pagos pelos próprios cidadãos.
Denúncias poderão ser feitas através do número (67) 999865505 ou no 190 da Polícia Militar.