Até o final deste mês de julho, Dourados vai ter videomonitoramento em 23 semáforos da cidade. Os equipamentos estão sendo instalados e entram em ação quase que simultaneamente aos radares, que começam a registrar multa aos infratores a partir do dia 25.
A diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Mariana de Souza Neto, diz que o sistema de monitoramento está sendo implantado em locais estratégicos, principalmente onde ocorre grande quantidade de acidentes.
Ela explica que as câmeras vão gravar 24 horas e reter informação quando o condutor avançar o semáforo fechado ou parar em cima da faixa de pedestres.
“Vai separar segundos antes e depois do cometimento da infração, para ser analisado pelo agente de trânsito”, explica. As imagens também poderão ser utilizadas pelo cidadão.
As imagens a ser captadas também serão compartilhadas com a polícia, pois fazem a captação de placas e poderão auxiliar em caso de furto ou roubo.
Mariana diz ainda que os 23 videomonitoramentos estão instalados em apenas 10% do quantitativo de semáforos espalhados pela cidade.