Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Riedel viaja para Califórnia e Barbosinha assume Governo por oito dias

Governador participa de “Programa Internacional para Líderes Públicos em Economia Verde", realizado na Universidade de Stanford O governador do Estado, Eduardo Riedel, viajou para Califórnia, nos EUA, para participar do evento "International Program for Public Leaders in Green Economy", traduzindo: "Programa Internacional para Líderes Públicos em Economia Verde".


Quem fará parte da comitiva

Na lista de 30 alunos confirmados estão os governadores de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e também do Pará, Helder Barbalho — além de gestores públicos de carreira e tomadores de decisão em algumas das principais empresas brasileiras, como Vale, Ultrapar, Rumo, Raízen e Neoenergia.

A semana de estudos está sendo organizada pela Comunitas, uma organização sem fins lucrativos criada na virada dos anos 2000 pelas mãos da antropóloga Ruth Cardoso e atualmente formada por uma aliança de lideranças empresariais brasileiras que investem tempo e competência técnica em projetos de inovação na máquina pública.

Atualmente, a Comunitas apoia 15 prefeituras e seis governos estaduais. São mais de 200 frentes de trabalhos em frentes como finanças, saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento urbano.

Até a próxima sexta-feira, dia 14, a comitiva brasileira vai dividir o tempo entre aulas na Stanford Business School, a escola de administração e liderança da universidade responsável por transformar o Vale do Silício, apelido dado às cidades ao redor do campus, na economia mais dinâmica do planeta.

Os destaques da programação

A palestra inaugural da semana de estudos será com o historiador americano Francis Fukuyama, professor de ciências políticas da Universidade Stanford.

Fukuyama ficou célebre ao publicar um texto em 1992 comentando que o triunfo das democracias liberais e do capitalismo de mercado com a queda do Muro de Berlim e a dissolução da União Soviética colocava um ponto final na evolução dos modelos de governo. Ou seja, era o fim da história, um termo que ele reviu anos mais tarde em função da ascensão da China e de governos com tendências autoritárias pelo mundo.

O formato das aulas será o de análise de estudos de caso sobre desafios de gestores públicos mundo afora na tomada de decisão em temas como definição de parcerias público-privadas, licenciamento ambiental e engajamento de cidadãos a políticas públicas. A programação contará ainda com visitas de campo a órgãos públicos de cidades na baía de São Francisco.

“Com essa formação, queremos contribuir para a capacitação e o conhecimento técnico das principais lideranças à frente da gestão de estados e municípios brasileiros, bem como apresentar práticas inovadoras relacionadas ao desenvolvimento sustentável que já estão sendo implementadas em outros países”, diz Regina Esteves, CEO da Comunitas.

“Queremos que os gestores dos territórios apoiados pela Comunitas se tornem fundamentais para a transformação do setor público.”

Fora Do País Política Por Oito Dias Destaque Fotográfico

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!