PMNAS

Políticas públicas fazem MS ter a 3ª menor taxa de extrema pobreza do Brasil

Resultado das políticas públicas desenvolvidas no Estado, Mato Grosso do Sul tem a 3ª menor taxa de pobreza extrema do Brasil.

Por Midia NAS em 10/07/2023 às 15:10:23

A taxa de extrema pobreza em Mato Grosso do Sul foi de 2,8% em 2022. Apenas Distrito Federal (2,0%) e Santa Catarina (1,9%) tiveram melhor resultado. O cálculo do IJSN utiliza os microdados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O combate à pobreza extrema é um compromisso assumido pelo governador Eduardo Riedel desde a posse, em 1º de janeiro. "É nosso dever assistir os mais vulneráveis, sem, no entanto, compactuar com a eternização da pobreza extrema. Nosso grande desafio sempre será incluir à vida produtiva, a cidadania plena, os que estão à margem da nossa sociedade organizada", afirmou Eduardo Riedel. 

"Os programas sociais se somarão a outras iniciativas na busca permanente pela plena cidadania a cada sul-mato-grossenses, esforço para ir além dos limites da tradicional transferência de renda, buscando a redução efetiva e consistente da extrema pobreza", acrescentou, na ocasião.

Para a secretária de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, o desempenho de Mato Grosso do Sul apontado pelo IJSN é resultado das ações diretas das políticas públicas no Estado. 

"O trabalho direto das políticas públicas favorece, sem dúvidas, para que tenhamos esse resultado. É um trabalho que, com certeza, chega nas famílias em vulnerabilidade social e transforma realidades. Quando olhamos para programas, como o Mais Social e o Vale Universidade, por exemplo, temos um modelo prático e efetivo de combate às desigualdades. Podemos citar ainda as transferências fundo a fundo, diretamente aos municípios, que garantem o funcionamento de serviços aos jovens, crianças e idosos. Esses elementos, somados ao forte desenvolvimento econômico do estado, é que nos faz avançar sem deixar ninguém para trás", explicou.

Menos impostos

Políticas públicas fazem MS ter a 3ª menor taxa de extrema pobreza do Brasil
Ao lado de secretários e vice, Eduardo Riedel lancou programa 'Baixar Impostos para Dar Certo'. (Foto: Saul Schramm)

Além dos programas sociais, a desoneração de tributos pelo Governo de Mato Grosso do Sul também chegou à população mais carente. Lançado em maio pelo governador Eduardo Riedel, o pacote de redução e isenção de tributos incluiu vinagre, farinha de mandioca, erva-mate do tereré, sabonete, farinha de milho e fubá na lista dos itens da cesta básica com redução da carga tributária de ICMS, se igualando a arroz e feijão. A redução foi de 58%. 

Instituto Jones dos Santos Neves

Com 47 anos de história, o IJSN é uma instituição de pesquisa que desenvolve estudos sociais, econômicos e territoriais, conjugando métodos científicos tradicionais, sofisticados e inovadores. É uma autarquia vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Espírito Santo. 

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2