Cada município receberá, por 12 dias, duas universidades com 10 integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos. As duas equipes trabalharão com oficinas em diferentes áreas do conhecimento, divididas por dois conjuntos: "A" (cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde) e "B" (comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho).
Para atuar na comunicação, foi firmada parceria com a Centro Universitário- UNIVEL, que percorrerá todos os municípios durante a operação. A equipe dessa universidade contará com dois professores dos cursos de Comunicação Social e 10 estudantes da área, que serão responsáveis pela cobertura jornalística e produção de conteúdo.
As atividades desse grupo têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas junto às comunidades e ao Projeto Rondon, como vetor de fortalecimento da Soberania Nacional.
Ações multiplicadoras
Nos últimos 18 anos, o Projeto Rondon realizou 89 Operações que levaram ações transformadoras a um total de 1.296 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação. O Programa capacitou 24.628 Rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.