Os agentes da GMD (Guarda Municipal de Dourados) estão passando por treinamentos para a utilização das novas armas de incapacitação neuromuscular, ou taser. Os equipamentos foram entregues à corporação na última semana pelo prefeito Alan Guedes e devem começar a ser utilizados após a capacitação. A ação faz parte do projeto de modernização da instituição, idealizado pela direção da Guarda e pela atual Gestão.
Durante essa semana, dez agentes estão passando pelo curso de utilização, teórico e prático, dos chamados dispositivos eletrônicos de contenção e depois serão multiplicadores. O objetivo é que aproximadamente 170 agentes estejam aptos a manusear o novo equipamento. Os GMs já utilizam o modelo antigo da Taser desde 2009, da marca Spark. Agora foram entregues mais 26 peças do modelo Taser 7, um dos mais modernos e eficazes do mercado.
De acordo com o inspetor Sérgio Mondadori, diretor de operações da GMD, essa atualização nos dispositivos reflete a preocupação com os agentes e no atendimento à população. "Essa é uma preocupação constante da Guarda Municipal de Dourados. Por isso compramos o melhor equipamento e de menor potencial ofensivo do mercado e utilizado por diversas polícias do mundo. O principal objetivo sempre é a preservação da vida".
Segundo Sérgio, os novos tasers logo estarão à disposição dos agentes. "Apesar de usarmos equipamentos semelhantes há quase 15 anos, nosso efetivo está passando por essa atualização e treinamento antes de utilizá-los. Hoje estamos tendo a oportunidade de formar dez agentes multiplicadores que estão aprendendo a técnica, o manuseio e o uso e depois todo esse aprendizado será levado a outros agentes para que possam atuar com esse equipamento nas ruas", completa.