Pois é, aqui vai uma dica de milhões para você leitor, que ainda não fez ou quer voltar a fazer uma viagem internacional.
Seu próximo destino é Portugal!
Um País que está situado no Continente Europeu; ele é pequenino, mas cheio de encantos; do Centro, Norte, Sul e ilhas.
Começamos por, Lisboa que está no Centro do país, e que tem muitos Concelhos à sua volta.
O Centro é repleto de histórias, monumentos, castelos, igrejas, museus, praias e restaurantes com uma variedade imensurável de receitas que foram acumuladas durante séculos de história, com influências e inspirações de todo o mundo.
Temos na Região de Lisboa os Concelhos de Sintra, Cascais e Mafra, entre outros, com lugares turísticos dignos e de uma beleza indescritível.
Mas, Portugal não é só Lisboa e seus Concelhos; não se esqueça que ainda vamos no Centro.
Ainda falta o Norte, o Sul e as ilhas para explorar.
Vamos lá: ao Norte temos as cidades de Porto, Vila Nova de Gaia, Braga, Guimarães, Barcelos e muitas outras.
Cada uma destas contam as suas histórias e têm paisagens únicas; a arquitetura destaca se consoante a cada época da História de Colonização de cada região. O clima segue sempre a regra, pois, na época do verão fica com temperatura dignas de países com clima tropical e quando chega o inverno é bem intenso, principalmente, para pessoas sensíveis que não curtem muito este clima. Já em algumas cidades cai neve por dias e ficam com paisagens comparáveis às dos Alpes Franceses e Suíços.
O que deixa esta região ainda mais apaixonante são as paisagens com plantações de uvas, as famosas vinhas.
Esta região destaca-se pelos famosos vinhos, do Porto e do Douro.
Já ao Sul, temos a famosa Região do Algarve, onde se encontram praias lindas e paisagens únicas e onde muitos portugueses e estrangeiros de todo mundo fazem suas férias de verão. Por estar ao Sul, o clima em Portugal tem tendência a ser bem quente no verão enquanto o inverno não chega a ser tão intenso como acontece ao Norte e no Centro do País.
Já nas Ilhas, temos como exemplo o Arquipélago dos Açores, que fica nas Rotas Marítimas, localizadas na zona central do Atlântico Norte, por onde as Caravelas navegavam com destino à América do Sul, África, Ásia e Índia (um pouquinho de história). O Arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas principais, divididas por três grupos:
* Grupo Ocidental : Corvo – Flores
* Grupo Central: Faial – Graciosa – Pico – São Jorge – Terceira
* Grupo Oriental: Santa Maria – São Miguel
O Arquipélago dos Açores tem uma grande biodiversidade marinha; praias sugestivas, vulcões inativos e uma gastronomia única.
O clima da região é temperado ou ameno; durante 12 meses do ano nunca fica abaixo dos 10 graus, mas em algumas épocas do ano pode surgir as famosas tempestades tropicais, com nomes de pessoas que os meteorologistas batizam. Mas, não se preocupem: antes de ir, vejam o estado do tempo na Internet que normalmente é correto na Europa.
Para finalizar esse micro tour imaginário por Portugal, vamos falar da belíssima Ilha da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal, uma região de origem vulcânica, com muitas montanhas e vales; com uma extensa área florestal nativa e exótic,a com seu clima tipicamente mediterrânico.
Mas, pessoal Portugal não fica por aqui.
Temos a Região do Alentejo, Baixo Alentejo e o Minho, mas, estas regiões ficam para um próximo artigo.
Pode deixar que não me esqueço.
Espero que tenham gostado desta pequena sugestão para sua próxima viagem e que nos acompanhem em novas pequenas aventuras imaginárias por Portugal.