Quatro gerações trabalham juntas no campo em busca de sonho em comum

Damas e cavalheiros, preparar para o caminho da roça! E dessa vez, ele nos leva ao assentamento Monjolinho, em Anastácio.

Quatro gerações trabalham juntas no campo em busca de sonho em comum

Damas e cavalheiros, preparar para o caminho da roça! E dessa vez, ele nos leva ao assentamento Monjolinho, em Anastácio. Por lá, a produtora rural Cenira Martins e a filha, Elizabete Martins, se dividem na cozinha para preparar as 'comidas caipiras' que serão vendidas na Feira Segura do Senar/MS. Haja dedicação, alegria e muito carinho para dar conta dos pedidos! Vem se divertir e emocionar com essa família cheia de sonhos no #TransformandoVidas desta sexta (14).

Aos 71 anos, Cenira se orgulha da trajetória vivida no agro. "Eu já fiz de tudo no campo, até peoa fui! Depois que a idade chegou, com os filhos criados, eu e meu marido decidimos deixar de trabalhar para os outros e ter a nossa propriedade. Com muita luta conquistamos onde estamos há 24 anos", conta a produtora rural.

Com o tempo a família investiu em uma pequena produção de hortaliças, leite e derivados, além de preparar pães e bolos para agregar nas vendas. Tudo que é produzido no sítio é comercializado em feiras da cidade, como a Feira Segura do Senar/MS.

"Nós temos um carinho muito grande pelo Senar/MS. Não só por nos apoiar na feira, mas por estar com a gente desde a formação. Eu fiz diversos cursos de manejo de hortaliças, pães e bolos e até mesmo informática. O Senar/MS trouxe conhecimento, capacitação e segurança para colocarmos nossas ideias em prática. Hoje, minha filha trabalha comigo, assim como meu marido, meu genro, meus netos e bisnetos. E eles também aproveitam as oportunidades que o Senar/MS oferece", conclui.

Elizabete se mudou para a casa da mãe, Cenira, para cuidar dos pais ajudar no trabalho do campo. Uma parceria que deu certo! E sempre vem com novidades… Nesta época do ano, as duas focam nos quitutes 'julinos' com direito a decoração para atrair clientes na Feira Segura. "Toda época festiva a gente aproveita e todo mundo aqui gosta de festa! É muito trabalho, mas também é diversão para toda a família. Hoje, vamos levar canjica, pamonha, bolo de milho, curau, bolo de mandioca, milho cozido… E é difícil voltarmos com produtos para a casa, viu?" conta Elizabete.

"O Senar/MS abraça o produtor. Em todos os assentamentos que eu morei é nítido o cenário antes e depois Senar/MS. E sempre que vem curso para cá, a gente aproveita. Fora a ajuda com esse espaço para comercializarmos nossos produtos", continua.

Depois de realizar o sonho de ter uma propriedade rural, Cenira vive em busca de uma nova realização que se tornou o mesmo objetivo de toda família. Com a voz embargada e os olhos brilhando, ela conta. "Eu sonho com minha cozinha industrial toda bonitinha, com os utensílios adequados… Eu me vejo trabalhando lá. Se Deus quiser, eu serei abençoada e realizarei esse sonho", diz.

O Senar/MS trabalha para Transformar Vidas e ajudar os produtores rurais a realizarem seus sonhos! Sempre com Assistência Técnica e Gerencial, capacitações e ações sociais que tragam qualidade de vida no campo.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.