A Polícia Civil, por intermédio da 1ª Delegacia de Jardim, divulgou o balanço da Operação "Ita Sa"yju". A operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira(26), a ação contou com apoio das delegacias de Bonito e Bela Vista, além da Polícia Rodoviária Federal.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em cinco locais na cidade de Jardim, com o objetivo de combater o tráfico de drogas doméstico, bem como o furto de objetos que acabam sendo trocados nos postos de venda de substância entorpecentes. Durante as buscas, uma mulher de 48 anos, foi presa em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, considerando que em sua casa foram encontradas 1.163 kg de pasta base (crack), 440g de maconha e 03 g de cocaína, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie totalizando R$ 731,50.
Estima-se que o valor das substâncias entorpecentes apreendidas poderiam chegar a mais de R$50 mil reais. Foram apreendidos, ainda, instrumentos para preparo e individualização dos entorpecentes encontrados.
A suspeita recebeu voz de prisão ainda no local, pelo crime de tráfico de drogas sendo encaminhada para a delegacia, para as medidas cabíveis. De acordo com a delegada responsável pela operação, Mariana Leite Thomaz da Costa, a ordem judicial originou de uma investigação de tráfico de drogas realizada pela 1ª DP de Jardim, no início do ano
O nome da operação "Ita Sa"yju", que significa pedra amarela em Guarani, em alusão à substância entorpecente conhecida como crack.