Da AgĂȘncia de NotĂcias da IndĂșstria
Qualquer polĂtica pĂșblica educacional só terĂĄ chance de sucesso se o Brasil investir fortemente nos professores. Essa é a avaliação da Confederação Nacional da IndĂșstria (CNI) explicitada no documento Educação: A Juventude e os desafios do Mundo do Trabalho, que faz parte das Propostas da IndĂșstria para as Eleições 2022 entregues aos pré-candidatos à PresidĂȘncia da RepĂșblica. A CNI defende a valorização dos profissionais do magistério, além de planos de carreira nos municĂpios e programas voltados à capacitação dos docentes.
"Os paĂses mais desenvolvidos tĂȘm buscado aperfeiçoar suas polĂticas educacionais, com atualização de seus currĂculos, renovação de metodologias de ensino e forte investimento na formação e na atualização de professores. No Brasil, esse avanço exige tempo, investimento, inovação e, acima de tudo, colaboração da sociedade e de todas as esferas de governo. Sem isso, não vamos conseguir preparar o jovem brasileiro para o trabalho do futuro", analisa o diretor de Educação e Tecnologia da CNI, Rafael Lucchesi.
Para apoiar o Brasil na superação dos desafios históricos da educação, a CNI estruturou as propostas da indĂșstria em cinco eixos: consolidação do novo ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), incorporação de novas tecnologias, com promoção da inovação; investimento na formação dos professores e valorização da carreira docente; ampliação da educação profissional e aprimoramento da Lei da Aprendizagem; e utilização de metodologias inovadoras na EJA.
Garantir que a Base Nacional Comum para a Formação Inicial e a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da educação bĂĄsica sejam implementadas em todos os cursos de Pedagogia e licenciaturas no paĂs e em todos os processos de formação continuada.
Valorizar os profissionais do magistério e assegurar a existĂȘncia de planos de carreira em todos os municĂpios brasileiros, como preconiza o PNE.
Desenvolver e apoiar a oferta de cursos de licenciatura organizados por ĂĄrea de conhecimento, com foco no desenvolvimento de competĂȘncias e habilidades docentes.
Ampliar as matrĂculas na educação de jovens e adultos, especialmente na modalidade profissionalizante.
Fomentar e expandir processos de certificação de competĂȘncias de jovens e adultos, utilizando metodologia de reconhecimento de saberes para valorizar conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da vida.
Identificar e implantar mecanismos de previsão permanente das necessidades (qualitativas e quantitativas) do mercado de trabalho em termos de competĂȘncias e perfis profissionais, com vistas a adequar a oferta da educação profissional e tecnológica às demandas de médio e longo prazo dos setores produtivos.
Implantar um sistema nacional de avaliação da educação profissional, para definir indicadores capazes de avaliar a qualidade e a efetividade dos cursos ofertados, envolvendo a coleta e anĂĄlise de informações sobre o desempenho dos alunos, dos docentes e gestores, das instituições de ensino e dos programas de educação profissional e tecnológica.
Estimular a Aprendizagem Profissional enquanto itinerĂĄrio de formação técnica e profissional no ensino médio, buscando fortalecer o diĂĄlogo com os setores produtivos, por meio da atuação das respectivas instituições de educação profissional e tecnológica.
Articular um regime de colaboração entre os entes federativos para que os estados, o Distrito Federal e os municĂpios tenham condições técnicas e financeiras para planejar, acompanhar e executar, de maneira exitosa a implementação do Novo Ensino Médio.
Apoiar e criar condições efetivas para que todas as escolas possam ofertar os diferentes itinerĂĄrios formativos, especialmente o de Formação Técnica e Profissional, garantindo que todos os estudantes tenham a possibilidade de fazer escolhas alinhadas a seus projetos de vida.
Implantar a cultura digital na rede pĂșblica de ensino, garantindo a infraestrutura tecnológica necessĂĄria para que todas as escolas tenham equipamentos, conexão com a internet, serviços de armazenagem na nuvem e uma formação continuada da comunidade escolar, para saber lidar com as mudanças da era digital.
Elaborar polĂticas e diretrizes pedagógicas para o uso de tecnologias educacionais, que fomentem a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões, fortalecendo a cultura maker e colaborando, dessa forma, para o alcance das competĂȘncias preconizadas na BNCC.