Entre os dias 15 e 27 de julho, uma equipe de oito estudantes e dois professores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) esteve no município de Inocência (MS), realizando uma série de oficinas de aprendizagem e ações de lazer para a população. Ofertando capacitações em diversos temas, desde educação financeira até primeiros socorros, os acadêmicos realizaram mais de 3 mil atendimentos, durante a Operação Guaicurus, do Projeto Rondon.
A ação marcou a vida acadêmica dos estudantes, que trouxeram várias memórias emocionantes da ação. "Logo na chegada, fomos prestigiados com aplausos, abraços e um lindo tapete vermelho. A recepção foi impecável, assim como tudo seria daí em diante. Durante a execução das nossas oficinas pudemos sentir o calor da população gentil, carinhosa e acolhedora. Além disso, foi possível também, em prol de um objetivo em comum, encontrar unidade em meio a tantos rondonistas diferentes e a essa unidade, chamamos carinhosamente de família. Compartilhamos sorrisos, choros, expectativas, medos e também muito amor e alegria", descreveu Fernanda Silva, estudante de Medicina da UFGD.
Os participantes da UFGD foram os docentes Jane Mendonça e Narciso Bastos, e os estudantes Andress Amon, Déborah Perdomoh, Fernanda Silva, Igor Balduino, Luana Rohden, Jacke Andrade, Presley Felype e Caio Gabriel. Além da equipe de 10 pessoas da UFGD, a Operação Guaicurus contou com um militar e com 10 professores e estudantes da Faculdade Atenas, do município de Sete Lagoas, em Minas Gerais. O Projeto Rondon é viabilizado pelo Ministério da Defesa, em parceria com as prefeituras municipais e com as universidades.
INTEGRAÇÃO E CIDADANIA
O Projeto Rondon foi criado em 1967, como uma iniciativa de integração para comunidades carentes do interior do Brasil, através da ação de universitários voluntários que atuam com oficinas de capacitação e formação de multiplicadores. O Projeto Rondon foi interrompido em 1989 e retomado em 2005, no intuito de levar cidadania para as populações das fronteiras e dos municípios mais afastados. Desde então, já ocorreram mais de 90 operações, atendendo um total de 1.272 municípios em quase todos os estados brasileiros. Ao todo, foram capacitados 24.128 rondonistas e formados mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa. O nome do projeto é uma homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração do Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental, e por seu apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.