PMNAS

Prefeito de Dourados decreta "Situação de Emergência" por conta de estragos provocados por temporal

Após o forte temporal que atingiu a cidade de Dourados na noite de ontem (30), o prefeito Alan Guedes (PP) decretou hoje (31) a Situação de Emergência do município.

Por Midia NAS em 31/08/2023 às 16:54:16
Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Após o forte temporal que atingiu a cidade de Dourados na noite de ontem (30), o prefeito Alan Guedes (PP) decretou hoje (31) a Situação de Emergência do município.

Saiba mais – Festividades em Dourados são adiadas devido a estragos causados por temporal

Conforme o Decreto Nº 2.556, de 31 de agosto, “fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência no Município de Dourados, provocada pelas fortes chuvas e ventos".

O parágrafo primeiro do Decreto determina que a concessionária de energia elétrica, Energisa, e os demais órgãos públicos foram autorizados a retirar árvores na rede elétrica e nos imóveis onde houver necessidade.

"As árvores retiradas deverão ser mapeadas e, posteriormente, comunicada ao Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), por meio de relatório com o mapeamento", diz a publicação.

O documento em questão foi assinado durante uma visita do próprio prefeito aos locais mais afetados pela chuva. A solenidade aconteceu no Residencial Greenville, durante a manhã, e contou a participação de representantes da Defesa Civil.

O temporal já estava previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e deixou um grande rastro de destruição em várias regiões da cidade. Foram cerca de 18 mil pessoas sem energia elétrica devido ao rompimento de cabos.

De acordo com a estação meteorológica da Embrapa Agropecuária do Oeste, as chuvas duraram apenas 10 minutos e somaram o acumulado de 37 milímetros e o vento atingiu 90 km/h.

Foram registradas 22 chamadas de socorro de moradores que tiveram suas casas destelhadas. Equipes da Defesa Civil e da Guarda Municipal buscam reparar os danos. A expectativa é que até o final do dia seja divulgado um balanço sobre o cenário .

Alerta de chuva

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) fez a previsão de chuvas em diferentes cidades do Estado desde a última terça-feira (29), acompanhadas de tempestades com raios e rajadas em todas as regiões.

Essas instabilidades ocorrem devido a passagem de cavados em níveis médios da atmosfera, aliado ao transporte de calor e umidade. Além disso, tem atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai que favorece a formação de chuvas.

A Defesa Civil alerta a população que em caso de chuvas e rajadas de vento são: não deve se abrigar debaixo de árvores; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

A pessoa que for afetada pode entrar em contato com o órgão pelo número 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros no 193.

Comunicar erro
Camara Municipal de NAS

Comentários

Publicidade 728x90 2 Camara Vol 2