O diretor do CLC, Abeldes Júnior, lembrou que a cavalgada sempre esteve presente na história da nossa Capital. "Além de marcar a Etapa Nacional do CLC e o Potro do Futuro, a cavalgada é um evento que envolve as famílias, faz parte da tradição da região e resgata um pouco do que os antepassados dos campo-grandenses viveram nestas mesmas ruas. Quero agradecer a todos os cavaleiros, a todas as famílias que se dispuseram a sair das suas casas hoje. É um prazer e uma honra cavalgar ao lado de vocês, e principalmente, divulgar nossa cultura, nossa tradição e o nosso jeito sul-mato-grossense", afirmou.
Para mostrar um pouquinho de toda essa tradição, foi servido aos participantes um almoço de comitiva com arroz de carreteiro, macarrão de comitiva, mandioca e feijão com pele de porco. Também tinha pimenta e farinha para completar. A comida foi servida como antigamente em pratos esmaltados e servidos direto no tacho.
"Parece até que eu estava na fazenda, comendo a comida do fogão a lenha. Um sabor inigualável, muito bem temperado, muito gostoso", disse Ana Cristina, que acompanhou a abertura.
Mais Desenvolvimento Econômico
A modalidade esportiva movimenta toda uma cadeia durante os dias de competições. De acordo com o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, a iniciativa irá movimentar a cadeia produtiva com hotéis, restaurantes, pessoas circulando e consumindo no comércio local, trazendo mais desenvolvimento para Campo Grande. "São duas semanas que iremos reunir as principais delegações, de diversos estados, movimentando a cultura, a economia, o esporte e o lazer de todo o Mato Grosso do Sul, sendo mais uma forma de fortalecer raízes da região", disse o secretário da Sidagro, Adelaido Vila.
O gostinho do Mato Grosso do Sul também terá lugar garantido no Parque do Peão. Nos dias 8 e 9 de setembro, quando a etapa receberá os atletas nacionais, vai estar aberto ao público o Espaço Delícias do MS. Organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, o local reunirá o melhor da gastronomia e do artesanato, mostrando um pouco da culinária e do fazer artístico do nosso Estado. Tudo com entrada gratuita e música ao vivo.
O espaço tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento econômico, dando espaço para que os pequenos empresários de Campo Grande exponham e vendam seus produtos. Heloísa Aparecida da Costa, do Apiário Morada do Sol, não vê a hora de expor no Espaço Delícias do MS. "Participei da Festa do Queijo que abriu muitas portas para a gente e segue abrindo, como agora. Foi muito boa a experiência, conheci muita gente, fiz muitos contatos, e quero continuar indo para as feiras, para as festas, pode me chamar que eu vou.", concluiu.