Clubes brasileiros tentam manter hegemonia na Libertadores

Ao longo dos últimos anos, os clubes brasileiros têm dominado a Copa Libertadores.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

Ao longo dos últimos anos, os clubes brasileiros têm dominado a Copa Libertadores. A diferença econômica entre eles e os rivais sul-americanos é imensa, o que, inevitavelmente, acaba sendo determinante nos torneios continentais. Agora, em 2023, novamente o Brasil tenta manter a hegemonia na principal competição da América, e diversos torcedores têm acessado o apostagolos.com para dar os seus palpites.

As semifinais da Libertadores contam com três clubes do Brasil, o que garante ao país 75% de chances de ficar com o título. Desde 2019, aliás, somente os brasileiros são campeões, e as últimas três finais envolveram apenas times daqui: Palmeiras e Santos, em 2020, Palmeiras e Flamengo, em 2021, e Flamengo e Athletico Paranaense, na última temporada.

Na atual edição, os representantes brasileiros no torneio são: Palmeiras, Internacional e Fluminense. O único "intruso" é o tradicional Boca Juniors, da Argentina.

Os xeneizes, aliás, enfrentam o Palmeiras, um velho conhecido – os dois clubes já decidiram uma final de Libertadores (2000) e se encontraram em outras fases de mata-mata: a última delas, em 2018.

Consequentemente, a outra semifinal será entre Inter e Fluminense. Os quatro times chegam com boas chances de conquistar o título, em uma reta final que deverá ser bastante equilibrada.

O Internacional trouxe reforços importantes na última janela de transferências – como Rochet e Enner Valencia –, o que mudou o patamar da equipe. Os gaúchos ganharam bastante confiança após terem eliminado o River Plate nas oitavas de final, em uma disputa de pênaltis alucinante: cada time realizou nada menos do que dez cobranças.

Fluminense


Por sua vez, o Fluminense já vinha sendo um dos xodós do futebol brasileiro nesta temporada. Com altos e baixos, a equipe das Laranjeiras apresentou, em algumas ocasiões, um jogo bastante vistoso.

Isso, inclusive, levou Fernando Diniz a ser o treinador interino da seleção brasileira. O elenco tem nomes como André, Ganso, Marcelo, Felipe Melo, Nino, Fábio e Keno, o que garante ao Tricolor o status de forte candidato.

O clube é o único dos quatro que jamais venceu a Libertadores. O melhor resultado do Fluminense aconteceu em 2008, quando a equipe ficou com o vice-campeonato, em uma final épica contra a LDU, do Equador.

Palmeiras


Dentre os brasileiros, o Palmeiras é aquele que tem o melhor retrospecto recente na Libertadores. Campeão em 2020, 2021 e semifinalista em 2022, o Verdão tenta levantar o caneco mais uma vez.

Se for vitorioso, o time paulista será o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores. Bons jogadores para isso não faltam – e é possível que a equipe ainda se reforce para os jogos restantes.

A tendência, portanto, é que o desfecho da Libertadores seja bastante emocionante, com todos os times brigando de igual para igual pelo título.