PL cria em MS a Semana de Prevenção e Combate à Depressão na Gravidez

O calendário de Mato Grosso do Sul poderá ter uma semana inteira dedicada à prevenção e o combate à depressão na gravidez.

Foto: Reprodução internet

Foto: Reprodução internet

O calendário de Mato Grosso do Sul poderá ter uma semana inteira dedicada à prevenção e o combate à depressão na gravidez. Pelo menos, é isso que determina um Projeto de Lei (PL) em tramitação na Assembleia Legislativa (ALEMS).

A matéria (PL 275/2023) dispõe sobre o Programa de Gestão Emocional durante a gestação, para Diagnóstico e Tratamento preventivo da Depressão na Gravidez nas redes pública e privada de saúde de Mato Grosso do Sul.

Conforme o texto proposto, essa semana deverá ser comemorada anualmente, sempre a partir do primeiro do domingo do mês de março, encaixando na celebração do Dia Estadual de Combate à Depressão Pós-Parto.

O PL cita que é considerado como depressão a doença que afeta o estado emocional da pessoa, que passa apresentar os sintomas; e a depressão na gravidez é entendida como a manifestação da depressão quando iniciada em qualquer momento da gestação.

Segundo o autor do PL, deputado Antonio Vaz (Republicanos), as mudanças físicas e emocionais sofridas pela mulher durante a gestação podem deixá-la triste, ansiosa, confusa ou com medo e o projeto assegura a criação de ações destinadas à prevenção e tratamento da depressão na gestação.

“Esses sentimentos são passageiros para algumas mulheres, mas, quando não cessam rapidamente, se agravam, e podem levar à depressão, uma condição séria que segundo a Organização Mundial de Saúde acomete 20% das novas mães no período da gestação e requer tratamento médico imediato", comentou na justificativa.

Agora, a proposta vai passar pela análise da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, em seguida, segue para as demais Comissões da Casa para somente então ser apreciada e votada pelos deputados em plenário. Sendo aprovada em duas sessões, vai para sanção do governador Eduardo Riedel (PSDB).