Ela contou ainda que a primeira árvore que ajudou a plantar foi aos sete anos em uma escola municipal de Campo Grande. "Hoje tenho 67 anos e aos 7 anos quando estudava na escola Enzo Ciantelli, onde hoje funciona a Escola Municipal Arlindo Lima ajudei a fazer o plantio de uma árvore no pátio. A árvore está lá até hoje. É muito bom saber que a gestão cuida das árvores", concluiu.
O funcionário público Edmar Assunção, também garantiu suas mudas logo no início da distribuição. "Procurei informações no site da Prefeitura onde iria ser realizada a distribuição das mudas e me deparei com toda uma agenda feita em comemoração ao Dia da Árvore. Então eu vim direto para cá garantir as minhas mudas porque eu tenho um espaço grande no quintal que já tem duas árvores e que agora receberá o plantio de mais duas".
A secretária municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Sarturi, participou da distribuição e ressaltou a preocupação dos munícipes com a preservação das árvores. "Nós temos um dos melhores índices de qualidade de vida e um fator importante para esse resultado é devido a arborização e usamos esse dia pra ressaltar a importância disso e ficamos felizes porque o campo-grandense já tradicionalmente reconhece essa necessidade de plantar e preservar e todos os benefícios que a uma cidade bem arborização oferece".
No período da tarde foi realizado o plantio de um muda da espécie Pau-brasil na Escola Municipal Professor Arlindo Lima. Inicialmente foram plantadas 28 mudas nas unidades escolares com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A escolha da espécie se dá por ser uma árvore nativa, tendo o seu valor histórico- cultural.
Pau-brasil se refere à cor vermelha de madeira usada para tingir tecidos. Devido ao período de exploração da madeira nossa terra passou a ser conhecida como a "Terra do Brasil" e posteriormente, somente Brasil. "Vivemos num país com nome de árvore, moramos em uma Cidade Árvore do Mundo. E sabemos que é uma necessidade manter a cultura de preservar as árvores, principalmente as nativas, pela nossa sustentabilidade" pontua a secretária.
Confira a programação completa:
Dia 22 – Sexta-feira
8h30 – Plantio de árvores ao longo do canteiro central da Avenida Rita Vieira em parceria com o Instituto Arara Azul e, celebração ao Dia Municipal de Proteção das Araras, instituído pela Lei n. 6.567 que reconhece Campo Grande como a Capital das Araras.
Dia 23 – Sábado
8h – Plantio de árvores no canteiro central da Avenida Amaro Castro Lima, bairro Nova Campo Grande.
Dia 27 – Quarta-feira
8h – Visita Técnica ao Viveiro Municipal Flora do Cerrado. Assinatura do Termo de abertura do projeto para implantação do Sistema Arbolink e Assinatura do Termo de Cooperação entre Prefeitura e Organoeste.
Dia 30 – Sábado
7h30 – Distribuição de dez mil mudas de árvores frutíferas, no sistema drive thru, no Paço Municipal.