A senadora Soraya Thronicke (Podemos) e a deputada federal Camila Jara (PT) foram agraciadas com o Prêmio Congresso em Foco 2023. Elas foram citadas, por júri especializado, entre os melhores no Congresso.
Soraya foi a única de Mato Grosso do Sul entre os cinco melhores senadores (as) e Camila Jara a única do Estado entre os dez melhores deputados (as) federais. Soraya voltou a ser premiada por ser escolhida na categoria internet e Camila Jara pela defesa do clima e sustentabilidade.
Na premiação por região, Camila apareceu em segundo lugar entre os deputados, perdendo para Erika Kokay (PT/DF). Já Soraya ficou em primeiro lugar, em dobradinha de pódio com Tereza Cristina (PP), na terceira posição.
O júri especializado foi composto por Priscila Cruz, presidente e co-fundadora do Todos pela Educação; Adayse Bossolani, assessora de advocacy da ACT – Promoção da Saúde; Carlos Melo, sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Ricardo Sennes, sócio diretor da Prospectiva; Mara Karina Sousa-Silva, jornalista e especialista em comunicação pública; e Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.
Concorreram ao prêmio deputados e senadores com pelo menos 60 dias de mandato em 2023. Para concorrerem, os parlamentares não podem responder processos de improbidade administrativa nem a acusações criminais perante o Judiciário; e nem tivessem feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos.