Grupo de indígenas entrou em conflito com Policiais Federais durante cumprimento de mandados ao entorno da aldeia Bororó, em Dourados, nesta sexta-feira (6). Vídeos gravados pela Polícia Federal mostra o confronto.
O conflito entre a população e os policiais começou quando agentes da PF chegaram à comunidade para cumprir mandados de prisão e apreensão contra indígenas. Eles acharam que estavam sendo despejados das terras que estão em conflito com sitiantes desde 2014, quando começou as invasões.
Conforme a Polícia Federal, os indígenas atacaram os policiais com pedras e rojões. Na tentativa de revidar a investida, os Policiais Federais responderam com tiros de efeito moral.
Em nota, a PF informou que foi ao local para cumprir um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão. Além de Dourados, mandados também são cumpridos em Nova Olímpia.
Ao todo, 60 policiais federais participam da operação batizada de “Py’aguapy", que significa paz ou pacificação em Guarani.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, a investigação antecedente aos mandados começou após conflito entre indígenas e sitiantes, em 13 de setembro deste ano. Nesta ocasião, a disputa envolveu “utilização de armas de fogo e armas de fabricação artesanal, como flechas, armas brancas e coquetel molotov”.
Investigação já iniciou
Em nota, a Polícia Federal informou que as agressões contra os policiais já são investigadas. Leia nota da PF na íntegra abaixo:
“A Polícia Federal, na manhã de hoje (9/10), cumpria mandado de prisão preventiva conta um sitiante e sete mandados de busca e apreensão, dois deles na área de retomada indígena na cidade de Dourados/MS. Os mandados foram representados também pelo Ministério Público Federal e tiveram deferidos os pleitos cautelares pelo Juízo Federal em Dourados/MS, em razão das investigações que apontam indícios de autoria e materialidade delitiva do crime de tentativa de homicídio contra 2 (dois) indígenas daquela comunidade, por parte de um sitiante, ocorrido em 13 de setembro passado. A ação foi acompanhada por representante da FUNAI. Durante o cumprimento dos mandados, os policiais federais foram atingidos por paus, pedras, facões e porretes por supostos membros da comunidade e reagiram com medidas menos letais e de baixo impacto para garantir a retirada das equipes do local em segurança. Todo o ocorrido foi filmado e será utilizado na investigação que ora se inicia. Não há registros de feridos, tão somente danos às viaturas policiais”.