Parque dos Poderes ganha espaço de multiplo uso para esportistas, ciclistas e crianças

O Parque dos Poderes, um dos princípais e mais movimentados cartões postais de Campo Grande, ganhou nesse domingo o Centro de Multiplo Uso ‘Arquiteta Zuleide Simabuco Higa’.

Parque dos Poderes ganha espaço de multiplo uso para esportistas, ciclistas e crianças

Durante o ato de inauguração, o governador Eduardo Riedel destacou que a proposta do espaço vinha sendo estudada desde que surgiu o Projeto Amigos do Parque. “Começamos a fazer a articulação, fizemos a experimentação e a coisa foi crescendo”, disse.

O govenrador lembrou que, no mesmo momento, surgiu a discussão para revitalizar o Parque dos Poderes e assim também o trabalho com a Zuleide (arquiteta que projetou o espaço e morreu em 2022) para construir o projeto.

“Foi quase um ano de pensamento e a todo momento em sentava com ela, pois era ela quem dava o tom, pensava no detalhe do banco que as pessoas estão sentadas ali. Aquele vaporizador ali, foi ela que pensou. A Zuleide se envolveu com cada detalhe”, frisou.

Rene Yocitatsu Higa, viúvo de Zuleide, esteve presente na inauguração. “O nome dela gravado nesse espaço materializa o sentimento de gratidão, de carinho e de amor, juntamente ao reconhecimento aos serviços prestados”, disse ele.

“Acreditamos também que essa homenagem é um lembrente da nossa Zuleide, uma recordação para as pessoas que tiveram a oportunidade e o privilégio de conhece-la, Tenho certeza que minha querida Zuleide está feliz e orgulhosa com essa homenagem”, finalizou.

Quem foi Zuleide Higa

Arquiteta, Zuleide Simabuco Higa dá nome ao espaço. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nascida em Campo Grande, filha de um casal de descendência japonesa, Zuleide Simabuco Higa descobriu sua vocação no escritório de Arquitetura de Celso Costa, onde foi trabalhar por influência de um dos irmãos.

Com a ajuda da família, Zuleide realizou o sonho de cursar Arquitetura no Mackenzie, em São Paulo. De volta a Campo Grande, seguiu uma carreira brilhante, assinando projetos e obras emblemáticas na Capital. Trabalhou na Prefeitura de Campo Grande e na Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul).

Se casou com Rene Yocitatsu Higa e tiveram três filhos: Mars, Marc e Tamilyn. Zuleide partiu em 2022, aos 65 anos, deixando um legado na história sul-mato-grossense.